30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

policiamento barril na Bahia - 06/02/2026, 14:00 - Bruno Dias

Esquema de segurança para o Carnaval é divulgado pela SSP-BA

Governo da Bahia investe valor histórico, estimado em R$ 110 milhões, na folia

Policiamento reforçado é garantido no Carnaval da Bahia
Policiamento reforçado é garantido no Carnaval da Bahia |  Foto: Divulgação / SSP

Às vésperas do Carnaval, em Salvador, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia 9SSP-BA) convocou uma coletiva, realizada no prédio do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para divulgar os esquemas de segurança da folia. Ao todo, cerca de 37 mil policiais, peritos e bombeiros estarão a postos.

Segundo a pasta, a festividade deste ano contará com um investimento histórico do Governo do Estado, estimado em R$ 110 milhões. A reunião contou com o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Antônio Carlos Magalhães e Aloísio Mascarenhas, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva e outras frentes.

Leia Também:

Esquemas preparatórios

Em cerca de 150 cidades baianas, serão empregadas novas estruturas policiais, incluindo viaturas, aeronaves, drones, embarcações e tecnologia que auxiliarão as forças de segurança no 'trampo'. Após os agradecimentos, o secretário Werner comentou brevemente sobre os circuitos na capital baiana, com destaque para o tradicional Circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina.

Recentemente, a localidade tem sido palco de confrontos e operações especiais das forças policiais, devido à morte do cabo da Polícia Militar, Glauber Rosa Santos, atingido com um tiro na cabeça. Sobre o caso, o titular da SSP lamentou a perda do oficial e afirmou que não irá cancelar o festejo de bairro, garantindo o policiamento reforçado naquela região.

"Não seria diferente em relação ao tradicional carnaval do Complexo Nordeste de Amaralina. Sabemos que ali a maioria da população é de bem. Costumo sempre dizer, tem um mínimo ali que violenta a população e por isso a gente tem que garantir sim a continuidade das operações contra as facções, a continuidade do nosso planejamento operacional, as ações de inteligência e logicamente garantir todos os carnavais de bairro de Salvador", disse.

Secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner
Secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner | Foto: Bruno Dias / Portal MASSA!

Para os outros circuitos, Dodô, Osmar e Batatinha, além das festas de bairro, a SSP empregará 22,5 mil profissionais das Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Técnica. No interior, 12 mil policiais estarão a postos e 2,4 mil na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Do total de agentes, 25 mil são da Polícia Militar, sendo 19 mil na RMS. Além disso, 3 mil PMs atuarão nas festas pré-carnaval, como Furdunço (7), Fuzuê (8), a Melhor Segunda-Feira do Pré-Carnaval (9) e o Pipoco (10). A expectativa de público é de um milhão de pessoas para cada evento.

"O cidadão pode ter certeza: a Polícia Militar está presente para combater quem afronta a lei e a ordem, mas também para abraçar aquele que, junto conosco, constrói a cidadania, respeita a lei e contribui para a ordem. Temos convicção de que teremos um Carnaval de paz, com segurança para o folião", exclamou o coronel Antônio Carlos Magalhães, da PM.

Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Magalhães
Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Magalhães | Foto: Bruno Dias / Portal MASSA!

Tecnologia cada vez mais efetiva

Cerca de 5.000 câmeras estarão funcionando em toda a Bahia, auxiliando no monitoramento, localização de foragidos da Justiça e contagem de público. Além disso, 66 drones, também equipados com câmeras, inclusive térmicas, serão inseridos nos circuitos.

O Disque Denúncia (181) funcionará 24h e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP permanecerá ativo.

Policiais contarão com tecnologia para ajudar nas ocorrências
Policiais contarão com tecnologia para ajudar nas ocorrências | Foto: Divulgação / SSP

Portais de abordagem

Serão montados 53 portais de abordagem nos acessos aos circuitos e 1.892 estruturas contratadas. Cerca de 1.128 em Salvador, 82 na RMS e 682 nos municípios do interior. Também haverá 530 postos elevados de observação para monitorar as ações nas festas.

Imagem ilustrativa da imagem Esquema de segurança para o Carnaval é divulgado pela SSP-BA
Foto: Divulgação / SSP

exclamção leia também