28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

policiamento reforçado - 20/01/2026, 17:30 - Bruno Dias, Luiza Nascimento e Ane Catarine

“Covardes”, dispara Werner sobre facções após assassinatos em Ipiaú

Após sete homicídios em Ipiaú, secretário atribui crimes a disputa entre facções e anuncia reforço policial

Werner largou o doce durante entrevista coletiva nesta terça-feira (20)
Werner largou o doce durante entrevista coletiva nesta terça-feira (20) |  Foto: Alan Dantas / SSP

O município Ipiaú, no sul da Bahia, registrou sete assassinatos no último fim de semana. Segundo o secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, os casos, ocorridos entre sexta-feira (16), e domingo (18), estão ligados a uma treta entre facções criminosas.

A declaração foi feita pelo gestor da pasta ao Grupo A TARDE, durante entrevista coletiva após a apresentação do Balanço Operacional de 2025, no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta terça-feira (20).

"As facções são as responsáveis pelas mortes violentas do Estado e, por isso, a gente vem realizando um combate firme às facções [...] para que a gente possa fazer o combate a esses criminosos, violentos, na sua maioria das vezes covardes, que afligem e violentam as populações", garantiu.

Segundo Werner, no caso de Ipiaú, a SSP tomou as providências em relação ao reforço do policiamento na região. As polícias Militar, Civil e Científica estão realizando atividades no local.

"Já tivemos prisões de pessoas responsáveis por essas mortes violentas. Quatro pessoas já foram presas, armas foram apreendidas e eu garanto que a gente vai continuar com esse reforço do condicionamento para voltar à normalidade e à tranquilidade da população", afirmou.

Leia Também:

De acordo com informações obtidas pela reportagem, os suspeitos envolvidos no confronto pertenciam a mesma facção, que se dividiu, iniciando a disputa territorial.

Relembre o caso

Sete pessoas foram mortas entre sexta-feira (16), e domingo (18), na cidade de Ipiaú. A situação assustou moradores, que evitaram sair de casa durante o fim de semana e, desde então, o policiamento está reforçado.

Segundo a polícia, as vítimas tinham entre 15 e 35 anos e foram mortas em diferentes bairros do município.

As vítimas foram:

➡️ Ítalo Ravi Alves Cordeiro, de 15 anos, morto no bairro de Euclides Neto;

➡️ Nerisvaldo Santos Damascena Barbosa, de 20 anos, assassinado no bairro Euclides Neto;

➡️ Vinícius Costa da Silva, de 25 anos, assassinado no bairro Euclides Neto;

➡️ Valmir Santos da Cruz, de 35 anos, morto no bairro de Santana;

➡️ Edemarques Batista dos Santos, de 26 anos, assassinado no bairro Dois de Dezembro;

➡️ Iago Lima Santos, de 21 anos, morto na Praça de Eventos;

➡️ Uma das vítimas segue sem identificação formal.

exclamção leia também