26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Cruel - 12/09/2025, 12:19 - Lucas Vieira e Bernado Rego / Portal A TARDE - Atualizado em 12/09/2025, 14:53

"Era temido": delegado sobre prisão de suspeito de matar Mãe Bernadete

Josevan, conhecido como BZ, se entregou após manter família como refém em Simões Filho

Delegado revela detalhes da prisão de BZ, acusado de matar Mãe Bernadete
Delegado revela detalhes da prisão de BZ, acusado de matar Mãe Bernadete |  Foto: Reprodução/Conaq

O delegado Ernandes Júnior, da Polícia Civil, detalhou ao Grupo A Tarde tudo sobre como rolou a operação que resultou na prisão de Josevan Dionísio dos Santos, o BZ ou Buzuim, suspeito de ter matado Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada em agosto de 2023, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Leia Também:

Segundo o delegado, durante a operação, BZ tentou resistir. O cara se trancou em casa com a esposa e dois filhos como reféns. Após duas horas de negociação conduzidas pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), ele se entregou. No local, a polícia bafou uma pistola calibre 9mm, de fabricação turca e com numeração raspada.

"Quando entramos no imóvel, ele arrebatou um dos filhos e começou a ameaçar. Nossa equipe negociou até que ele se rendesse sem ferimentos", explicou Ernandes.

Delegado Ernandes Júnior, da Polícia Civil
Delegado Ernandes Júnior, da Polícia Civil | Foto: Bernardo Rêgo / Ag. A TARDE

Ernandes ainda contou que BZ tinha dois mandados de prisão em aberto e será investigado por outros crimes, incluindo posse ilegal de arma de fogo, sequestro e resistência à prisão.

De acordo com o delegado, o criminoso foi o principal executor da morte de Mãe Bernadete, sendo responsável por disparar mais de 20 vezes contra a vítima. A esposa de BZ, que também foi feita refém, será ouvida como testemunha do caso.

Aspas

Ele efetuou mais de 20 disparos. Era um homem temido na região, conhecido pela crueldade na forma de execução

Delegado Ernandes Júnior

Caçada continua

O delegado garantiu que as investigações seguem para capturar Marílio dos Santos, conhecido como Maquinista, o último envolvido ainda foragido. "Assim como conseguimos localizar BZ, vamos continuar usando inteligência para capturar o Maquinista. Ele será preso", reforçou.

O crime

Mãe Bernadete, de 72 anos, foi assassinada com 25 tiros dentro de casa, na frente da família, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.

As investigações revelaram que o assassinato foi ecomendado por líderes do tráfico, após ela se posicionar contra a instalação de pontos de venda de drogas na comunidade. Cinco dos seis envolvidos já foram presos.

exclamção leia também