
Comerciantes do bairro do Engelho Velho da Federação, em Salvador, passam por situação complicada nesta sexta-feira (19). Criminosos da facção Comando Vermelho (CV) teriam aumentado o 'pedágio', um tipo pagamento cobrado para quem trabalha com vendas, no período natalino. Aqueles que não quiseram pagar foram orientados a fecharem suas lojas.
As informações preliminares apontam que o valor foi elevado no mês de dezembro, com a justificativa de aumento nas vendas durante esse período.
Leia Também:
Em resposta ao Portal MASSA!, a Polícia Militar da Bahia não confirmou o caso, mas afirmou que o bairro segue sendo monitorado. Confira a nota:
"A Polícia Militar da Bahia informa que o policiamento na região segue sendo realizado pela 41ª CIPM, com apoio de equipes do Batalhão Rondesp Atlântico e da Operação Força Atlântica. A corporação ressalta a importância de o cidadão acionar a PM através do 190 ou 181 caso flagre ou seja vítima de crime, bem como registrar o fato na delegacia".
Clima de insegurança
O ano de 2025 tem sido marcado por tiroteios e guerras constantes entre facções no Engenho Velho da Federação. O local é apontado pelas forças de segurança como uma das áreas mais disputadas pelo tráfico em Salvador, deixando moradores assustados com toda situação.

Apesar da facção das duas letras ter maior predominância, o bairro é dividido em territórios de quadrilhas rivais. Informações preliminares indicam que localidades como Forno, Lajinha e Baixa da Égua são dominadas pelo CV, enquanto Buraco da Gia e Muriçoca comportam o Bonde do Maluco (BDM).
