Moradores da cidade de Ibirapitanga, situada no sul da Bahia, bloquearam por mais de quatro horas um trecho da BR-101, na manhã desta quinta-feira (2), em protesto às mortes de três pessoas ocorridas na região. A Polícia Civil (PC-BA) investiga se há ligação entre os homicídios, partindo da linha que possam ter sido praticados por um único criminoso. O principal suspeito foi identificado como Tiago de Jesus, que segue foragido.
Leia mais:
Saiba quem é o ex-Masterchef preso por estuprar menina de 12 anos
Homem é suspeito de esfaquear o próprio irmão em cidade baiana
Execução de jovem sequestrado pelo BDM tem vídeo vazado na web
A manifestação aconteceu no km 403, no distrito de Itamarati, entre 7h e 11h40. Durante o ato, os moradores cobraram melhoras na segurança local e exigiram a prisão imediata do suspeito, com pneus queimados bloqueando a rodovia. O protesto gerou um engarrafamento de cerca de dois quilômetros nos dois sentidos da estrada, importante via de acesso entre a região sul do estado e Salvador.
Os crimes investigados ocorreram entre os dias 25 e 29 de dezembro, em diferentes pontos da cidade. As investigações iniciais indicam que Tiago de Jesus está se escondendo em uma área de matagal na zona rural de Ibirapitanga. Desde o dia 29, equipes da Polícia Militar de Ibirapitanga e Ubaitaba estão realizando buscas no local, mas até o momento, o suspeito não foi encontrado.
O primeiro homicídio em que Tiago é apontado como responsável aconteceu no dia 25 de dezembro, quando ele teria assassinado a pauladas Joseilton Silva dos Santos, de 48 anos, em uma propriedade rural do distrito de Novo Horizonte. A vítima foi atacada enquanto dormia, após beber com o suspeito. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.
No dia 29, Tiago teria cometido dois outros crimes. À madrugada, matou Marilene Silva Nascimento, de 60 anos, no distrito de Jacuba, em caso apontado como latrocínio. No entanto, a polícia investiga a possibilidade da vítima ter sido estuprada antes de ser assassinada, pois o corpo dela foi encontrado sem roupas e coberto por um lençol, escondido em um matagal.
No mesmo dia, em Itamarati, o suspeito teria atacado Rafael José dos Santos, de 64 anos, com tiros de espingarda durante um assalto. A moto da vítima não foi localizada no local. Rafael foi socorrido e levado ao Hospital de Base, em Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos.