25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

polícia fazendo a limpa - 21/07/2025, 12:59 - Da Redação

Chefões do PCC são alvos de ação policial dentro e fora do presídio

Além dos cabeças caras, outros integrantes da facção criminosa também foram desarticulados pelas autoridades

Antônio Dias de Jesus, de vulgo “Colorido”, é um dos 'braços' do PCC na RMS e foi alvo da operação policial
Antônio Dias de Jesus, de vulgo “Colorido”, é um dos 'braços' do PCC na RMS e foi alvo da operação policial |  Foto: Reprodução

Dois cabeças caras de uma quadrilha com envolvimento em ações criminosas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), como tráfico, assassinatos e porte ilegal de armamentos pesados, tiveram mandados de prisão cumpridos na manhã desta segunda-feira (21), durante a Operação Ciclo Completo, da Polícia Civil.

Leia Também:

Os bandidos Janderson Lima de Santana, o “Tio Pinga” e Antônio Dias de Jesus, de vulgo “Colorido” - Ex-10 de Ouros do Baralho do Crime da SSP - ,são apontados como integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), exercendo as funções de líder e parceiro comercial para venda de drogas, respectivamente.

No entanto, ambos já estão presos há um tempo, alvos da Operação Franciscano, em 2020, e os mandados cumpridos nesta segunda são referentes a outros crimes cometidos pela dupla, além daqueles já julgados anteriormente. Diante disso, o Poder Judiciário poderá aumentar suas penas, dependendo do julgamento.

Veja a pena atual de cada um:

- Janderson Lima de Santana, o “Tio Pinga”: condenado a 18 anos de reclusão em regime fechado;

- Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”: cumpre pena de 19 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado.

Colorido ja foi 10 de Ouros do Baralho do Crime da SSP
Colorido ja foi 10 de Ouros do Baralho do Crime da SSP | Foto: Divulgação / SSP

'Teia de aranha criminosa': mais integrantes

Além dos dois líderes, outros integrantes também estavam entre alvos da ação policial. Ao todo, dez bandidos foram desarticulados pelas autoridades, sendo cinco dentro do presídio e cinco capturados pelas ruas. Segundo a PC, as penas desses indivíduos condenados variam entre 11 e 19 anos de reclusão em regime fechado.

Os meliantes foram capturados em Salvador, nos bairros de Sete de Abril e Periperi; na cidade de São Francisco do Conde, Bahia; e em São Paulo, no município de Osasco.

Esses integrantes não exerciam cargos altos no PCC, atuando apenas como 'joqueis' - vendedores de drogas -, olheiros, motoristas e membros dos chamados 'bondes' -responsáveis por confrontos, distribuição e logística. Mais cinco integrantes do grupo criminoso estão na mira da polícia e as ações seguem para encontrá-los.

Confira os nomes dos envolvidos do PCC desarticulados pela Polícia:

Tio Pinga, Colorido, Célia, Jaqueline, Patricia, Popozinho, Piu, Coco, Henrique Négo, Galego, Ed Carlos, Jessica, Anderson, Andrei, Macarrão.

Integrantes da quadrilha desarticulados pela Polícia Civil
Integrantes da quadrilha desarticulados pela Polícia Civil | Foto: Reprodução

Participações

A ação foi conduzida de forma integrada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).

A prisão realizada em São Paulo contou com o apoio da Polícia Militar paulista, após troca de informações entre as instituições.

exclamção leia também