25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João 2024

São João com proteção - 17/06/2024, 22:55 - Da Redação - Atualizado em 17/06/2024, 23:18

Segurança e Saúde apresentam balanço positivo no 'Sanju' da Bahia

Nos três primeiros dias, não houve registro de crimes e roubos, e Sesab atendeu 116 pessoas

Programação de Sanju na capital retorna nesta sexta (21)
Programação de Sanju na capital retorna nesta sexta (21) |  Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A logística empregada pelas forças de segurança e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a programação do São João no Parque de Exposições apresentou um saldo positivo neste primeiro final de semana. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), da última quinta-feira (13) até sábado (15) não foram registrados crimes graves contra a vida ou ocorrências de roubo.

A pasta registrou a presença de 65 mil pessoas no Parque de Exposições nos três dias de evento. Mesmo não tendo ocorrência de roubo, 20 furtos e três autuações por posse de entorpecentes foram contabilizados pela Polícia Militar.

Leia também:
'Sanju' na Bahia movimenta economia e atrai turista para o estado
"Ilê é o início de tudo na música negra baiana", diz vocalista do Sam
Forró do ABC é a campeã baiana do Concurso de Quadrilhas

Já a Sesab esteve presente nos três dias de shows com um posto de urgência e uma unidade de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). O serviço de urgência realizou 116 atendimentos nos três dias. Segundo a pasta, o maior registro teve relação com dores de cabeça.

Dos 116 pacientes atendidos, oito precisaram de transferência para unidades de saúde na capital baiana. No local também ocorreu assistência especializada em saúde mental, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

Saúde sexual no São João

Na unidade de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) foram realizados 2.046 testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C entre os dias 13 e 15 de junho. A Sesab informou que 34 exames foram reagentes para sífilis, cinco para HIV e dois para hepatite C. Não foram registrados casos positivos para hepatite B.

A secretária Roberta Santana explicou que a testagem é parte da estratégia "para conter a propagação das infecções e para que as pessoas possam iniciar o tratamento o mais cedo possível”.

“Sabemos que, na maioria das vezes, um resultado positivo é uma notícia complicada de se receber e, por isso, temos uma equipe multiprofissional capacitada para acolher os pacientes e instruí-los sobre os passos seguintes que devem tomar", detalhou a titular da Saúde.

Os atendimentos serão retomados no Parque de Exposições nesta sexta-feira (21) e seguem até o dia 24 de junho, das 16h às 2h. Depois da data, o serviço será reativado no dia 25 de junho e encerrado no dia 2 de julho, quando acontecem as últimas apresentações de São João e São Pedro no Parque de Exposições.

exclamção leia também