Na tarde deste domingo (16), a Praça da Revolução, no bairro de Periperi, esteve repleta de alegria e cores vivas para celebrar o São João. O motivo da festa foi a grande final do XV Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, um evento que vem encantando o público desde o dia 12 de junho com apresentações que são a cara da cultura nordestina.
Com a participação de grupos de toda a Bahia, a competição terminou ontem com a decisão do grupo especial. Oito quadrilhas estavam aptas a concorrer, e quem saiu feliz por ter garantido a vitória foram os componentes e torcida da Quadrilha Junina Forró do ABC, da cidade de Salvador.
Além de conquistar o título de campeã estadual, a vencedora assegurará uma vaga no Concurso Nacional de Quadrilhas e no concurso Rede Globo, oportunidades muito cobiçadas no circuito das quadrilhas juninas.
A competição das quadrilhas foi estruturada em três etapas. Nos primeiros três dias, as quadrilhas do Grupo de Acesso se enfrentaram buscando vaga no Grupo Especial. A vencedora, anunciada na sexta-feira (14), foi a Quadrilha Junina Capelinha do Forró, do bairro da Capelinha de São Caetano.
Carlos Brito, presidente da Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), reforçou como este evento é mais do que uma competição, é uma celebração da identidade cultural e um momento de mostrar para o Brasil o que é feito aqui.
“O Campeonato Estadual de Quadrilha Junina é uma grande vitrine, onde 10 meses de trabalho são colocados aqui para que o público aprecie. É uma forma de manter viva uma tradição que é centenária. Que herdamos, transformamos e hoje ela não faz só apresentações culturais, mas um um coquetel de cultura, educação e social”, disse o presidente.
O legal é que o público compareceu em peso para prestigiar o evento. Parecia até futebol, a galera estava lá para torcer de verdade. Cleide Silva, torcedora da Imperatriz do Forró, falou sobre a experiência. “Eu vim ver esse que é o espetáculo mais lindo do São João, um movimento lindo, cultura maravilhosa, tradição impecável", disse Cleide.