26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João 2024

Folia foi boa - 16/06/2024, 21:44 - Artur Soares* - Atualizado em 16/06/2024, 21:59

"Ilê é o início de tudo na música negra baiana", diz vocalista do Sam

Grupo se apresentou no Arr'Aiyê durante a tarde de hoje

Os tambores ecoaram no Ilê
Os tambores ecoaram no Ilê |  Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

Misturando samba com o clima junino, a banda Samba Fogueirão foi uma das surpresas da edição desse ano do Arr'Aiyê, o arraiá do bloco Ilê que aconteceu na tarde de hoje. O grupo é liderado por Jorge Oliveira, que rasgou elogios sobre a importância do bloco.

"Eu tenho uma admiração muito grande pelo bloco Ilê Aiyê desde minha adolescência. Acho que o Ilê é o início de tudo na música negra baiana", contou Jorge em entrevista ao MASSA!. Essa não é a primeira vez que o grupo firma uma parceria com o bloco mais belo dos belos. "O Fogueirão já participou de outra edição do Arr'Aiyê, lá no Santo Antônio, durante os anos 90", relembrou.

Porém, foi a primeira vez do grupo se apresentando na Senzala do Barro Preto, sede do bloco. O cantor admitiu que bateu um certo nervosismo na hora de subir no palco. "Bateu aquele calafrio. É um lugar com uma forte energia e uma forte ligação com a ancestralidade, então a gente se emociona. Mas foi tudo maravilhoso", assumiu.

Para o vocalista, trazer uma maior presença do samba junino para o período de São João é uma forma de fazer a festividade se tornar acessível para todos os públicos. "Nas comunidades periféricas quase ninguém curte forró. Eu moro numa rua que tem centenas de casas, se eu falar que dez curtem forró vai ser muito", explicou.

*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos

exclamção leia também