Acompanhando a chegada da galera para curtir o São João da Bahia 2024, no Parque de Exposições de Salvador, na noite desta quinta-feira (13), a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, revelou que a pasta se preocupou em garantir um atendimento integrado e educativo para a população, além de inovar na estrutura e serviços.
Além disso, a titular da Sesab desejou um bom período junino para os foliões, mas aproveitou para pedir que todos curtam com responsabilidade.
A secretária explicou que foram montados dois postos para atender a todas as necessidades de quem escolher passar pelo Parque de Exposições em qualquer um dos 12 dias de festa. “Aqui no Parque de Exposições, a gente montou dois postos: um posto para testagem de ISTs - sífilis, HIV e as hepatites virais. A gente inicia, inclusive, o tratamento da sífilis no próprio posto e temos a expectativa de realizar mais de 5 mil testes durante esse período”, informou.
“Temos feito também campanha educativa com distribuição de preservativo, indo na busca das pessoas que tão curtindo a festa pra gente também fazer o trabalho educativo da prevenção e quebrar o ciclo de transmissão das ISTs, aqui é um momento importante pra isso”, reforçou Roberta Santana.
Acompanhe a cobertura do Massa!:
Danniel Vieira admite 'responsa' de abrir o Sanju: "Eu sou baiano!"
'Sanju' no Parque de Exposições conta com mais de 100 atrações
Ambulantes no Parque esperam alavancar vendas no São João 2024
Já o segundo posto montado pelo Governo do Estado operará em parceria com a Prefeitura de Salvador. De acordo com a secretária, a gestão estadual ficou responsável pelos insumos, enquanto a municipal contribuiu com os corpos técnico e clínico: “São 10 leitos de macas que a gente tem e 10 poltronas para prestar toda assistência a todo mundo”, disse.
Roberta Santana revelou ainda que a programação da Sesab para 2024 conta com uma super novidade: assistência para saúde mental. “Pessoas que têm ansiedade ou depressão que chegam aqui no nosso posto podem ser acolhidas. É muito importante essa ação de integração também junto com o Samu, em ação integrada para garantir a assistência do folião que vem aqui brincar”, descreveu.
A titular da Saúde também aproveitou para aconselhar que a população preze pela saúde e “dê um pulo” nas estruturas que foram colocadas à disposição. “Logo na entrada do parque, a gente tem [o posto de testagens para] IST, então já passa lá, antes de começar e ir lá pra frente do palco. Passa rapidinho, faz sua testagem, é rápido, dura de 5 a 10 minutos e você tem seu resultado, aconselhamento psicológico e social, também tem tratamento”, falou
Leia também:
Desacreditada, influencer baiana dirige sem habilitação na Paralela
Naiara mostra força após demissão: "Posso envergar, mas não quebro"
Bomba no metrô? Vem entender o que aconteceu na Estação Pirajá
“A gente faz todo o trabalho integrado e quem precisar de assistência, perto do Corpo de Bombeiros, estamos com a equipe toda pronta para garantir a assistência. Eu espero que ninguém precise, mas se precisar, está assegurada a assistência aqui”, completou Roberta.
A secretária garantiu ainda que mais postos como os montados no Parque de Exposição serão disponibilizados em outros pontos da capital, principalmente nos circuitos do Pelourinho e de Paripe, além de cidades do interior.