
O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), ligado ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), propôs na última semana, durante participação no podcast Redcast, que o Brasil fosse dividido em dois: “Brasil do Norte” e “Brasil do Sul”. O vídeo foi amplamente divulgado nos últimos dias nas redes sociais.
Leia Também:
Durante uma discussão sobre a discrepância entre o número de senadores e a população dos estados, Bilynskyj surpreendeu o apresentador Junior Masters ao sugerir uma divisão geográgica no território brasileiro.
“E se a gente dividir o Brasil? O Norte e o Nordeste formariam o Brasil do Norte, enquanto Centro-Oeste, Sudeste e Sul passariam a ser o Brasil do Sul”. Diante da proposta, o entrevistador reagiu classificando-a como separatista, mas o deputado retrucou: “Você sabia que, historicamente, quanto maior a extensão territorial, maior a tendência à ditadura? Já países menores tendem a ser mais democráticos”.
Na sequência, o parlamentar afirmou que a divisão refletiria também nas escolhas eleitorais. “Eles [Norte] votam no Lula, nós [Sul] votamos no Bolsonaro, simples assim”, disse.
A declaração, entretanto, contém um equívoco: no segundo turno da eleição presidencial de 2022, Jair Bolsonaro foi o mais votado na região Norte, com 51,03% dos votos, contra 48,97% de Luiz Inácio Lula da Silva.
O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) provocou polêmica ao sugerir, durante uma entrevista no podcast Redcast, a divisão do Brasil em dois países: um “Brasil do Norte”, formado por Norte e Nordeste, e um “Brasil do Sul”, reunindo Centro-Oeste, Sudeste e Sul. pic.twitter.com/z2XJZ26LZd
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) September 24, 2025