
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reagiu às declarações do comandante dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (24), sobre o narcotráfico internacional na Venezuela. Em declaração à imprensa, o gestor brasileiro criticou as ações do americano e disse estar disposto a conversar com ele futuramente.
Leia Também:
Recentemente, Trump tem intensificado operações de combate ao tráfico de drogas, utilizando uma abordagem considerada agressiva por Lula. Entre as abordagens, estão ataques letais no Caribe e no Pacífico, mas sem a comprovação de que os alvos eram traficantes.
Em virtude disso, Lula afirmou que os usuários também são responsáveis pelo tráfico. "Toda vez que a gente fala sobre combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente [...] você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga", declarou.
Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também
O gestor do Brasil também reforçou que nenhum país pode agir de forma impulsiva, tomando medidas severas, sem considerar as Constituições dos outros territórios. Caso contrário, as ações configuram falta de respeito com as respectivas nações e o mundo ficaria caótico.
"Antes de punir alguém, eu tenho que julgar essa pessoa. Eu tenho que ter provas. Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros, sem levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, sem levar em conta a soberania territorial de cada país. Se o mundo ficar uma terra sem lei, sem respeitabilidade, vai ficar muito difícil viver", disse.
Direita rebate declaração
As declarações de Lula rapidamente viralizaram nas redes sociais e repercutiram entre alguns políticos de direita - oposição ao partido defendido pelo atual presidente, o PT -. Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos que comentaram, compartilhando um trecho do vídeo.
"Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG", escreveu.
Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG. pic.twitter.com/qFnxgPPJI3
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 24, 2025
