
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece em crescente, segundo o levantamento AtlasIntel/Latam Pulse. No levantamento divulgado nesta sexta-feira (23), o chefe do Palácio do Planalto chegou a 51.2%, repetindo o maior índice da série, que é de janeiro de 2024.
Leia Também:
Na última pesquisa, realizada em setembro, a aprovação era de 50.8%, o que aponta um crescimento de 0.4. Já aqueles que desaprovam o presidente Lula somam 48.1%, uma queda de 0.2% na reprovação em comparação com o último levantamento.

Aqueles que não sabem somam 0.6%, número menor que os 0.3% da pesquisa anterior.
Recorte
O levantamento aponta ainda os recortes que ajudam a compreender o crescimento do presidente da República. Por gênero, por exemplo, Lula tem maior aprovação entre as mulheres, atingindo 55.7%.
Se o recorte for a nível de renda familiar, Lula tem maior aprovação entre aqueles que recebem acima de R$ 10 mil, atingindo 64.6%. No quesito religião, os agnósticos e ateus garantem a maior aprovação para o presidente da República, com 81.3%.
Na análise das regiões geográficas, Lula tem maior aprovação no Nordeste, com 54.8%, enquanto a maior desaprovação está no Centro-Oeste (62.6%).

Avaliação do governo Lula
Quando a pergunta é a 'avaliação do governo Lula', 48.0% consideram como ótimo ou bom, enquanto outros 47.2% avaliam como ruim ou péssimo. Aqueles que avaliam como regular são 4.8%.
Em setembro, 46.2% consideravam o governo Lula com bom ou ótimo, um aumento de 1.8% entre os dois levantamentos. A gestão liderada pelo petista também teve um avanço positivo com relação a setembro, quanto 48% dos entrevistados afirmavam que o governo era ruim ou péssimo.

Avaliação setorial e comparação
No recorte da avaliação setorial, o governo Lula aparece à frente do governo Jair Bolsonaro (PL) em aprovação. Os maiores índices são registrados nos temas 'políticas sociais e redução da pobreza' (58% x 34%), 'comércio internacional' (58% x 41%), 'moradia' (58% x 38%) e 'relações internacionais' (58% x 37%).
Pesquisa
A pesquisa AtlasIntel/Latam Pulse foi realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, com 14.063 respondentes. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
AtlasIntel
O Instituto Atlasintel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT)sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
