O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) pede que o vereador Sandro Fantinel (sem partido), de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, pague uma indenização de R$ 300 mil após o político fazer um discurso xenofóbico contra os baianos ao questionar a repercussão do caso de trabalhadores resgatados em situação de escravidão nas vinícolas de Bento Gonçalves.
Em seu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores, na última terça-feira (28), Fantinel pediu que os produtores da região "não contratem mais aquela gente lá de cima", se referindo a trabalhadores vindos da Bahia. E seguiu dizendo que os baianos “a única cultura que têm é viver na beira da praia tocando tambor”. O vereador sugeriu ainda que se dê preferência a empregados vindos da Argentina, que, segundo ele, seriam "limpos, trabalhadores e corretos".
"Na ocasião, Fantinel ofendeu a dignidade e o decoro dos brasileiros originários da região Nordeste do Brasil e, com mais contundência, do Estado da Bahia", pontuou promotora de Justiça Adriana Karina Diesel Chesani, autora da ação.
O caso envolvendo Sandro Fantinel, que foi 'limado' do Patriota após o episódio, repercutiu em todo o Brasil. Na Bahia, diversas autoridades repudiaram as falas do vereador.
“Além dele defender o trabalho escravo nas vinícolas do estado, foi xenofóbico com baianas e baianos. Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que se refiram à nossa gente com preconceito”, disparou Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.
A prefeitura de Salvador, por meio das redes sociais, afirmou que “somos maiores que qualquer xenofobia” e trouxe várias informações positivas sobre os nordestinos em uma publicação, entre elas “Somos celeiro de grandes cientistas, pensadores e artistas”, “Nossa força de trabalho ajudou a construir o Brasil, sobretudo o Sul e o sudeste”, “Possuímos umas das culturas e dos patrimônios imateriais mais ricos do país”, entre outras.
Leia mais:
Vereador que ofendeu os baianos chora e diz que tem "apreço" ; veja
Governador do RS pede desculpas a Gilberto Gil por ataques de vereador
Jerô condena fala de vereador do Rio Grande do Sul e cobra punição