O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, na manhã desta sexta-feira (18), e lamentou o assassinato da ialorixá e líder quilombola Mãe Bernadete, na noite desta quinta (17). O cabeça do Planalto prometeu que os ministérios da Igualdade Racial e Direitos Humanos vão atuar na linha dura para investigar o caso.
Bruno Reis fica na bruxa com morte de Mãe Bernadete e cobra justiça
Líder quilombola de Pitanga dos Palmares é executada na Bahia
Filho de líder quilombola assassinada diz que crime “foi de mando”
Jero determina investigação firme sobre morte de Mãe Bernadete
Silvio de Almeida reage a assassinato de Mãe Bernadete
SSP se pronuncia e repudia execução de Maria Bernadete Pacífico
Comitiva ministerial vem à Bahia após morte de Mãe Bernadete
Mãe Bernadete era ameaçada e estava em programa de proteção
"Não podemos naturalizar a morte do nosso povo negro", brada Hilton
"Com pesar e preocupação soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros em Salvador. Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um líder quilombola", escreveu Lula no Twitter.
"O governo federal, por meio dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes e aguardamos a investigação rigorosa do caso. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Mãe Bernadete", finalizou o presidente.
Com pesar e preocupação soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros em Salvador. Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um…
— Lula (@LulaOficial) August 18, 2023