Equipes dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania foram serão enviadas nesta sexta-feira (18) ao Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região Metropolitana de Salvador.
A determinação “imediata” é de Silvio de Almeida, em resposta ao assassinato de Mãe Bernadete. A informação foi publicada pelo próprio ministro nas redes sociais.
“Recebo a informação de que Yalorixá Bernadete, defensora de direitos humanos e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, foi assassinada. Determinei o imediato deslocamento das equipes do MDHC até Simões Filho, na Bahia. Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade.”
A Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, teve a casa onde morava invadida e foi executada por dois homens na noite de quinta-feira (17). Dias antes ela se queixava das ameaças recebidas e tiros disparados para cima próximos ao imóvel.
O advogado da família revelou que Mãe Bernadete estava no programa de proteção às testemunhas e atribuía as ameaças aos responsáveis pela extração ilegal de madeira no território do Quilombo Pitanga dos Palmares.
LEIA TAMBÉM:
Jero determina investigação firme sobre morte de MãeBernadete
Filho de líder quilombola assassinada diz que crime “foi de mando”