31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Justiça - 18/08/2023, 07:27 - Vinicius Rebouças- Atualizado em 18/08/2023, 08:29

Silvio de Almeida reage a assassinato de Mãe Bernadete

Yalorixá estava no programa de Proteção às Testemunhas

Ministro Silvio de Almeida envia equipes do MDHC ao quilombo Pitanga dos Palmares
Ministro Silvio de Almeida envia equipes do MDHC ao quilombo Pitanga dos Palmares |  Foto: Pedro França / Agência Senado

Equipes dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania foram serão enviadas nesta sexta-feira (18) ao Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região Metropolitana de Salvador.

A determinação “imediata” é de Silvio de Almeida, em resposta ao assassinato de Mãe Bernadete. A informação foi publicada pelo próprio ministro nas redes sociais.

“Recebo a informação de que Yalorixá Bernadete, defensora de direitos humanos e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, foi assassinada. Determinei o imediato deslocamento das equipes do MDHC até Simões Filho, na Bahia. Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade.”

A Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, teve a casa onde morava invadida e foi executada por dois homens na noite de quinta-feira (17). Dias antes ela se queixava das ameaças recebidas e tiros disparados para cima próximos ao imóvel.

O advogado da família revelou que Mãe Bernadete estava no programa de proteção às testemunhas e atribuía as ameaças aos responsáveis pela extração ilegal de madeira no território do Quilombo Pitanga dos Palmares.

LEIA TAMBÉM:

Jero determina investigação firme sobre morte de MãeBernadete

Filho de líder quilombola assassinada diz que crime “foi de mando”

exclamção leia também