26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Desprotegida - 18/08/2023, 10:23 - Vinicius Rebouças

Mãe Bernadete era ameaçada e estava em programa de proteção

Líder quilombola foi assassinada dentro de casa na frente dos três netos

Bernadete Pacífico foi assassinada dentro de casa na presença dos três netos
Bernadete Pacífico foi assassinada dentro de casa na presença dos três netos |  Foto: Reprodução/ redes sociais

A líder quilombola e coordenadora nacional de Articulação de Quilombos, Bernadete Pacífico, estava sob proteção da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) há pelo menos dois anos. A revelação foi feita nesta sexta-feira (18), pelo advogado da família, David Mendez.

"Ela entrou no programa há dois anos. Bernadete recebia ameaças de várias frentes, que foram intensificadas quando madeireiros ilegais passaram a ameaçá-la. Ela sempre deixou claro os riscos que corria e ficou sob o programa a pedido dela mesma", detalhou o advogado.

Cerca de quinze dias antes do assassinato, na noite de quinta-feira (17) na presença dos três netos, Mãe Bernadete havia se queixado de tiros disparados para o alto em frente à casa dela durante a madrugada.

O episódio fez Mendez questionar a eficiência da segurança disponibilizada a ela. "A proteção do estado era só uma ronda simbólica. Uma viatura da PM ia lá uma vez por dia, geralmente no final da tarde, falava com ela e ia embora. Que segurança é essa?”

O corpo de Mãe Bernadete será velado e enterrado no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região Metropolitana de Salvador.

exclamção leia também