O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Pedro Godinho, realizou nesta segunda-feira (16), um pedido de vista para analisar o julgamento da impugnação da candidatura do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL). Com isso, a decisão foi suspensa.
Os desembargadores Abelardo da Matta e Danilo Costa também acompanharam o pedido de vista. Até o momento, Maurício Kertzman e Maízia Carvalho votaram contra a impugnação da candidatura à reeleição do prefeito.
Leia mais:
Angelo Almeida diz que Zé Ronaldo utiliza política do "tanto faz"
"Sabemos do desafio", diz Alden sobre eleições municipais na Bahia
O B.O é que Jânio Natal foi eleito em 2016 na cidade de Belmonte, mas renunciou ao cargo antes de assumir, seguindo como deputado estadual e deixando a prefeitura para seu irmão, Janival Andrade. Em 2020, ele venceu as eleições em Porto Seguro. A coligação “O Futuro em Nossas Mãos”, da deputada e candidata Cláudia Oliveira (PSD), alega que Jânio está tentando um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela legislação eleitoral.
Um ponto controverso é que muitos contestam a mudança de domicílio eleitoral de Jânio Natal para Belmonte, argumentando que isso foi feito apenas para garantir a prefeitura para seu irmão, que já havia sido derrotado em outras duas oportunidades. Essa movimentação agora pode custar à reeleição de Jânio em Porto.