29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

A galera quer saber... - 05/12/2025, 12:00 - Wiliam Falcão

Andou ou não? Saiba como está o debate sobre o fim da escala 6x1

Tema, agora, virou debate na Câmara dos Deputados

Faixa de protesto pelo fim da escala 6x1
Faixa de protesto pelo fim da escala 6x1 |  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O debate sobre o fim da escala 6x1 movimentou as redes sociais recentemente e o tema chegou até a Câmara dos Deputados. Agora, os políticos tentam encontrar uma solução para que o trabalhador brasileiro tenha, no mínimo, mais um dia de descanso. Uma das alternativas é a escala 5x2, que recentemente foi adotada por algumas empresas como o tradicional hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Leia Também:

Em entrevista ao MASSA!, o deputado federal Zé Neto (PT) explica que o tema tem progredido no Congresso a ponto de gerar confiança de que os parlamentares chegarão em um consenso para aprovar o projeto, que já recebeu o aval do presidente Lula.

"Acho que vamos chegar a um denominador comum. O governo que o presidente Lula quer é um avanço importante e que já está acontecendo em vários lugares do mundo. A gente precisa agora é só sincronizar um pouco mais esse diálogo, e dar pra fazer um ganha-ganha com os trabalhadores podendo ter uma redução significativa na jornada", analisa.

Apesar de o assunto ter ganhado força entre os deputados e ser encarado com seriedade, o petista prega cuidado para seguir o processo e encontrar o caminho ideal para acabar com a escala 6x1.

"É um diálogo que deve ser feito, trabalhado com cautela, porque também é preciso, em algumas situações, que precisa de fazer essa gradação mesmo, né? Não dá pra virar a chave de vez, eu acho que é com o diálogo, com a tranquilidade que a gente vai chegando em um denominador comum", complementa.

Vida do trabalhador em jogo

A qualidade de vida do trabalhador é o principal motivo apontado para que o atual regime trabalhista chegue ao fim. O parlamentar baiano aponta que além de a galera ter um descanso a mais na semana, a produtividade no ambiente de trabalho deve aumentar com o fim da escala 6x1.

"Acho que estamos mais perto do que longe. Porque existe um debate no mundo inteiro sobre essa questão de redução de jornada. Existe também, existe uma outra comprovação científica que coloca com clareza que essa redução, ela ajuda também, as pessoas vão ter mais tempo pra viver, pra poder consumir e fazer outras atividades. Isso é importante também. E acaba dando uma movimentação importante na economia", ressalta Zé Neto.

Escala 5x2 é realidade

Em alguns casos, as empresas resolveram sair na frente e adotar a escala 5x2. O hotel Copacabana Palace mudou o esquema de trabalho desde maio deste ano e atingiu 90% do quadro de funcionários.

As funções que foram agraciadas com a mudança para alegria dos trabalhadores são: camareiras, governantas, maîtres, garçons, chefs de cozinha e concierges.

Fala, povo

Para saber a opinião da galera correria que trabalha praticamente todos os dias, o MASSA! foi às ruas para saber a expectativa dos trabalhadores sobre o tema. Confira:

exclamção leia também