A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (17), a Lei Programa PopCiência Bahia, que promove estratégias para aumentar o acesso ao conhecimento científico em todo o estado, tornando-o mais acessível. A iniciativa conta com a parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), a Secretaria da Educação (SEC), e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Leia mais:
Câmara derruba volta do novo seguro DPVAT
Projeto que proíbe uso de celulares em salas de aula é aprovado no Senado
Câmara aprova redução da idade para gratuidade no transporte coletivo
A legislação cria um programa para divulgar a ciência na Bahia, com objetivos de promover o conhecimento científico, também a educação, além da valorização de inovações em escolas e comunidades. Entre as ações, estão museus, feiras de ciências, planetários e espaços interativos, além de bolsas para jovens talentos, inclusão de mulheres, pessoas com deficiência e grupos tradicionais na ciência.
André Joazeiro, secretário da Secti, destacou que a lei aproxima os baianos da ciência. "Essa lei é um marco para a Bahia. Ela reforça a importância de aproximar, em todos os territórios de identidade, nossos jovens da ciência. Queremos mostrar que a ciência está ao alcance de todos e que ela é uma ferramenta poderosa para transformar realidades e criar novas oportunidades de desenvolvimento socioeconômico".
Rowenna Brito, secretária da Educação, ressaltou o desenvolvimento científico na Bahia. “Essa é uma iniciativa que fortalece a democratização do conhecimento e promove uma educação mais moderna, conectada às demandas do mundo contemporâneo. Já temos avançado na modernização da estrutura e dos equipamentos das nossas escolas. E agora damos mais um passo à frente, pois queremos que a ciência seja parte do cotidiano das escolas e que nossos jovens tenham oportunidades de destacar suas ideias em cenários nacionais e internacionais", disse.
A deputada estadual Olívia Santana celebrou a participação na criação da Lei PopCiência. "Foi uma honra para mim ser relatora da PL/25564/2024, que é estruturante para a democratização da ciência, tecnologia e inovação na Bahia. Agora, o estado tem uma Lei que ampara a realização de diversos projetos que aproximam a ciência da vida do nosso povo", afirmou.
Leia também: Multas vão bancar custo de CNH para pessoas de baixa renda; saiba
Por fim, o deputado estadual Rosemberg Pinto projetou os impactos da lei na Bahia. "O projeto é um estímulo para a sociedade do ponto de vista da formação, do desenvolvimento tecnológico e do pensar a nova Bahia a partir do conhecimento da tecnologia, ou seja, trazendo, de fato, a ideia dos baianos e das baianas pensando no desenvolvimento para o futuro", comentou.