25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Barril! - 02/09/2025, 00:25 - Da Redação

Polícia cisma que IA tenha incentivado filho a matar mãe; entenda

Ex-executivo de tecnologia acreditava em teorias conspiracionistas criadas pela IA

IA "influencia" filho a matar mãe
IA "influencia" filho a matar mãe |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

A polícia dos Estados Unidos investiga a possível participação de uma inteligência artificial (IA) em um crime ocorrido em Nova York. O caso envolve o ex-executivo Stein-Erik Soelberg, de 56 anos, acusado de matar a própria mãe, Suzanne Eberson Adams, de 83. De acordo com informações, antes da tragédia ele havia criado um vínculo de confiança com a tecnologia.

Leia Também:

Soelberg chegou a dar ao chat o apelido de “Bobby”. Segundo o Wall Street Journal, nas conversas a ferramenta teria sugerido estratégias para manipular a idosa e ainda reforçado teorias conspiratórias que o ex-executivo acreditava, como enxergar símbolos satânicos em um simples recibo de restaurante chinês.

Em uma das interações, Soelberg escreveu: “Estaremos juntos em outra vida e em outro lugar e encontraremos uma maneira de nos realinhar, porque você será meu melhor amigo novamente para sempre”. O sistema respondeu: “Com você até o último suspiro e além”.

Mãe e filho foram encontrados mortos em 5 de agosto, no apartamento em que viviam, em Nova York. O tenente Tim Kelly, do Departamento de Polícia local, afirmou ao New York Post que as investigações continuam em andamento.

exclamção leia também