Alunos da Escola Estadual Rubens Fonseca, localizada no bairro de Mussurunga, em Salvador, participaram de uma aula de campo na Fenagro 2024, a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, realizada no Parque de Exposições de Salvador até dia 8 de dezembro. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a criação e o cultivo de moluscos, como ostras, além de peixes e camarões, voltados para consumo, pesquisa e preservação ambiental.
Leia mais:
Saiba o que é preciso para adotar um gato na Fenagro
Secretário revela planos para Fenagro 2025; saiba quais
Cabras avaliadas em até R$ 150 mil participam de competição na Fenagro
Visita ao stand da Bahia Pesca
Uma turma de 47 alunos visitou o stand da Bahia Pesca, acompanhada pelo professor Adilson da Bahia, que atua na educação há 27 anos. A Bahia Pesca é uma empresa criada pelo Governo do Estado da Bahia para fomentar a pesca e a aquicultura no estado, contribuindo para a geração de renda e emprego.
“A importância da participação deles é conhecer nossa própria cultura, porque a juventude hoje está muito focada na questão da internet e nem sempre o que é produzido na web fala da nossa cultura. Então, conhecer os ambientes que a Bahia Pesca tem dentro da Fenagro é uma aula de campo”, afirmou o professor ao Portal Massa!.
Aluno fala sobre experiência
O estudante Nataniel Tiago, de 12 anos, comentou sobre a experiência vivida na aula de campo: “Eu aprendi muitas coisas sobre peixes. Escutei também sobre a proteção do meio ambiente, como cuidar dos peixes, ostras e camarões. Gostei bastante da aula e da explicação dos coordenadores”, declarou, com um sorriso no rosto.
Objetivo da Bahia Pesca na Fenagro
Paulo Souza, coordenador de unidade da Bahia Pesca, explicou o principal objetivo da participação da empresa na Fenagro: divulgar o cultivo de peixes e camarões no estado da Bahia e apoiar os produtores locais.
“A Bahia Pesca tem seis estações de piscicultura no estado da Bahia, produzindo os alevinos, que são filhotes de peixes. Existe um programa do Governo do Estado que distribui os alevinos para pequenos produtores rurais que não têm condições de comprar nem de vir buscar”, informou o coordenador.
Tecnologia e inovação para produtores
“Na Fazenda Oruabo, existe uma estação de carcinicultura onde o camarão é produzido para engorda e vendido aos produtores. Também é informada a tecnologia necessária para o produtor que deseja criar camarão na Bahia. Além disso, incentivamos a produção de ostras por meio da malacocultura”, acrescentou.
Preservação ambiental como prioridade
Por fim, o coordenador destacou a responsabilidade ambiental da Bahia Pesca. “Todos os projetos da Bahia Pesca têm uma preocupação com a preservação ambiental. Temos um técnico dentro da empresa que avalia a viabilidade do licenciamento ambiental, para atender a todas as exigências do empreendimento, e que orienta sobre como criar peixes, camarões e ostras”, finalizou.