27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Fenagro

Elas à Frente da Pesca - 02/12/2024, 18:43 - Da Redação

Pescadoras realizam curso de Gestão e Empreendedorismo na Fenagro

Curso foi promovido promovido pela Secretaria das Mulheres da Bahia, em parceria com a Bahia Pesca

Mais de 40 mulheres concluíram o curso
Mais de 40 mulheres concluíram o curso |  Foto: Ane Novo / ASCOM SPM

Durante a Fenagro 2024, 43 pescadoras e marisqueiras dos municípios de Salinas das Margaridas, Maragogipe e do Distrito de Acupe, em Santo Amaro, concluíram o curso de Gestão e Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo. A iniciativa é parte do projeto Elas à Frente da Pesca, promovido pela Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com a Bahia Pesca.

Leia mais:
Produtor leva para a Fenagro cachaça que conquistou Grazi Massafera
Tum celebra retorno da Fenagro e importância para economia e famílias
Fenagro: stand do Detran conscientiza e diverte ao mesmo tempo

O curso, ministrado pelo instrutor Joaquim Suzart, integrou capacitações teóricas e dinâmicas práticas, abordando temas como planejamento, empreendedorismo por necessidade e oportunidade, gestão financeira e o uso de mídias sociais. Joaquim destacou a importância da formação.

"O objetivo é mostrar a importância de empreender com mais segurança, abordando temas fundamentais de maneira simples e prática, para que as mulheres possam aplicar o aprendizado em seus negócios", ressaltou.

No curso, as participantes do projeto compartilharam experiências. Itamara Oliveira, 34 anos, marisqueira do Distrito de Acupe, no município de Santo Amaro, começou na pesca aos 13 anos e hoje, além de pescadora, é chefe de cozinha e artesã. "Com o projeto, aprendi a transformar peixes em hambúrgueres, quibes e outros produtos, aproveitando integralmente os insumos, como as vísceras para ração e as escamas para biojoias. Foi uma mudança significativa na minha vida", relatou.

O presidente da Bahia Pesca, Daniel Victoria, reforçou a relevância do projeto ao considerar o protagonismo das mulheres na pesca. "As mulheres são maioria na pesca e desempenham vários papéis. Este projeto valoriza suas histórias, cultura e contribuições. A cada edição, vemos mais resultados positivos e estamos comprometidos em continuar com iniciativas que promovam o empoderamento feminino", declarou.

exclamção leia também