
Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF) chega a 45 anos de existência e, para celebrar a data, será realizado um evento na próxima quinta-feira (18), às 14h, no Instituto Feminino da Bahia, no Politeama, em Salvador. A programação contará com homenagens, apresentações culturais e a entrega do “Troféu Parceria 45 anos”, idealizado especialmente para a data festiva.
A presidente da ABADEF, Silvanete destacou a importância desse novo ciclo. “Estamos felizes em poder comemorar mais um ciclo com os nossos parceiros e associados. A ABADEF foi criada para ser um ambiente acolhedor e promover oportunidades, garantindo que nós, pessoas com deficiência, possamos nos capacitar profissionalmente, ter acesso à cultura e a lugares que eram tidos como impossíveis. É gratificante atuar na vida dessas pessoas, contribuindo para fortalecer a autonomia e desenvolvimento de cada uma delas”.
Leia Também:
Na oportunidade, haverá uma sessão solene para homenagear nomes importantes que fazem parte da trajetória da instituição, além de mostras culturais inclusivas de artistas com deficiência. Além disso, acontecerá a apresentação da nova marca da ABADEF, que apresenta a nova fase da associação em várias frentes, inclusive na ampliação dos atendimentos realizados. O ponto alto da celebração fica por conta do “Troféu Parceria 45 anos", que será entregue a instituições, autoridades e personalidades que se destacaram no fomento à inclusão social e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e do coquetel que será servido aos participantes tendo um violinista compondo a trilha sonora.
Fundada em 02 de setembro de 1980, a ABADEF é considerada a maior instituição baiana dedicada à luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, consolidando-se como espaço de acolhimento, lazer, esporte e promoção da cidadania. Em mais de 4 décadas e com mais de 5 mil associados, a instituição se tornou referência através de diversas iniciativas, incluindo palestras, seminários, cursos de formatação e até um bloco de carnaval: o “Me Deixe à Vontade”.
“Além de oferecer suporte, também estimulamos mudanças estruturais, valorizando os direitos e incentivando a participação ativa dessas pessoas dentro da sociedade. Por isso somos reconhecidos, inclusive, como a Casa da Inclusão na Bahia. O nosso intuito é continuar sendo agente de transformação”, finaliza Silvanete Brandão.
A comemoração tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH), além disso, o apoio da Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).