O ano era 1986 quando Diego Maradona anotou o lendário gol da Copa do Mundo com o apoio divino da “mano de Dios” (mão de Deus na tradução literal). Agora, a quatro dias do início da nova edição do Mundial, que será realizado no Qatar, a bola daquele tento foi vendida em um leilão por cerca de 2 milhões de libras (aproximadamente 2,36 milhões de dólares). O comércio aconteceu nesta quarta-feira,16, em Londres.
Em outubro, a casa de leilões Graham Budd Auctions anunciou que aguardava um preço de venda de 2,5 a 3 milhões de libras, superior a seu recorde anterior, 420.000 libras pela tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Helsinque, do ano de 1952.
Utilizada em 22 de junho de 1986 durante a partida histórica das quartas de final disputada por Argentina e Inglaterra, a qual terminou com a vitória por 2 a 1 da Albiceleste, na Copa do Mundo do México.
Leia também:
Neymar revela que resenhou com Messi sobre hexa contra a Argentina
Sem massagem: Argentina não tem dó e atropela os Emirados Árabes
Pegue a visão! Saiba curiosidades sobre a camisa do Brasil na Copa
Com os dois gols míticos marcados por Maradona, a partida ficou marcada para sempre na história do futebol mundial. O primeiro, anotado no começo do segundo tempo, teve o capitão argentino colocando o punho esquerdo para desviar a bola rumo às redes inglesas. Na oportunidade, o gol foi validado pelo árbitro.
Em uma ocasião posterior, o ídolo argentino reconheceu que utilizou "um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus". O segundo gol ganhou o apelido de "barrilete cósmico", além de ter sido eleito o "gol do século" em uma enquete realizada pela Fifa em 2002, visto que ele driblou quatro marcadores e o goleiro, e finalizou rente à trave.
"Essa bola faz parte da história do futebol internacional. É, sem dúvida, um bom momento para compartilhá-la com o mundo", comentou o proprietário da bola, chamado por Ali Bennaceur, tunisiano que atuou como árbitro da famosa partida.