O Bahia decide sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (6), quando recebe o Atlético-MG na Arena Fonte Nova, às 21h30. A partida é válida pela 38ª e última rodada.
Para não ser rebaixado, o Esquadrão precisa do triunfo contra o Galo e torcer para Santos ou Vasco da Gama não vencerem seus jogos contra Fortaleza e Red Bull Bragantino, respectivamente. Outro cenário que evita a queda é um empate, mas neste caso já dependeria de uma derrota do time carioca.
O Bahia vem de duas duras derrotas seguidas, contra São Paulo e o já rebaixado América-MG, o que deixou o Esquadrão ainda mais pressionado após duas chances de deixar a zona de rebaixamento serem perdidas.
A semana foi de tensão e protestos desde o retorno do elenco à Salvador, sem entrevistas coletivas e com direito a ameaça. Sacos plásticos simulando cadáveres dos jogadores foram deixados em frente ao CT Evaristo de Macedo. A segurança para a partida foi reforçada pela Polícia Militar (PM).
Após a derrota para o Coelho, o técnico Rogério Ceni admitiu que a situação do Bahia o envergonha. Ele falou em tentar uma "última cartada" para fugir da Série B.
"Eu me sinto envergonhado pelo meu trabalho, sendo bem sincero. Temos que achar um time que seja compatível para jogar contra o forte time do Atlético-MG e tentar nossa última cartada na Arena Fonte Nova", disse Ceni.
Vale lembrar que Atlético-MG ainda tem chances de ser campeão brasileiro, mesmo que remotas. Para isso acontecer, o Galo tem que derrotar o Bahia e torcer para o Palmeiras perder, mas o que dificulta é a necessidade de tirar uma grande diferença de oito gols no saldo.
Para ser campeão na Arena Fonte Nova, o Atlético precisaria, por exemplo, vencer o Esquadrão por 5 a 0 e torcer para o rival Cruzeiro bater o Verdão por 4 a 0. O cenário é bastante improvável, mas o atacante Hulk já avisou que gostaria de marcar cinco vezes para chegar aos 100 tentos com a camisa do Galo.
Inclusive, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preferiu deixar pronta no estádio toda a estrutura para uma possível conquista do Atlético.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Atlético-MG
Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 06/12/2023
Horário: 21h30
Transmissão: TV Bahia (TV Aberta - Apenas BA e MG, menos Juiz de Fora) e Premiere (pay-per-view)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Juba; Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético-MG: Everson; Mariano, Igor Rabello, Jemerson e Arana; Otávio, Edenilson, Igor Gomes; Pavón, Hulk e Paulinho: Técnico: Luiz Felipe Scolari.