Responsável por promover a maior competição mundial, a Fifa se pronunciou, nesta sexta-feira, 2, acerca da polêmica relacionada ao gol do Japão. O time nipônico venceu a Espanha por 2 a 1, se classificou e eliminou a Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo do Qatar.
De acordo com a entidade máxima, o lance passou pela checagem do VAR para ser validado e salientou que a bola não saiu das quatro linhas. Um vídeo foi utilizado para esclarecer a tecnologia aplicada.
“O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não”, aponta a Fifa.
Leia Mais
Coreia surpreende Portugal e 'rouba' vaga do Uruguai
Camarões é um bom e velho freguês da Seleção Brasileira
"Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola inteira não estava fora de jogo”, reforça.
Os vídeos publicados não possuem áudio, porém têm imagens e legendas. No primeiro vídeo, a entidade exibe o lance do gol citado, e no segundo apresenta a marcação responsável por decretar que a bola estava em campo de jogo.