A Seleção Brasileira, sob o comando do técnico Tite, volta a campo às 16h (da Bahia) desta sexta-feira (2), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar, diante de Camarões. E, se estatística ganha jogo, podemos arriscar em dizer que o Brasil vai manter os 100% de aproveitamento e conquistará mais três pontos na competição.
As duas seleções já se encontraram seis vezes em toda a história, sendo duas delas em Mundiais, e o histórico é totalmente favorável à Amarelinha. São cinco vitórias do time canarinho e apenas uma derrota. Os números apontam um aproveitamento de 83%, com 12 gols marcados e apenas dois sofridos.
Em 1994 - ano que o Brasil conquistou o tetracampeonato mundial - aconteceu o primeiro encontro entre a Seleção e Camarões. Ainda na fase de grupos, a equipe brasileira atropelou os africanos por 3 a 0. Romário, Bebeto e Márcio Santos foram os autores dos gols que garantiram a classificação para as oitavas de final do Mundial nos Estados Unidos.
Leia mais:
Tite recebe boas novas dos lesionados e pode ter força total em breve
Neymar ostenta mais de R$ 1 bilhão em veículos; Confira
Já o segundo e último confronto entre as seleções, em uma Copa do Mundo, aconteceu em junho de 2014, aqui no país, no estádio Mané Garrincha, com uma goleada de 4 a 1 do Brasil em cima dos camaroneses, com gols de Neymar (2x), Fred e Fernandinho.
Naquele time, inclusive, havia três jogadores da atual lista de convocados por Tite: Ney, Thiago Silva e Daniel Alves. Entretanto, na partida desta tarde, apenas o lateral-direito vai entrar em campo, já que o camisa 10 se recupera de uma lesão no tornozelo e o capitão da equipe canarinha será poupado junto com os demais titulares diante da seleção africana.
Mais jogos
Fora das Copas do Mundo, Brasil e Camarões se enfrentaram outras quatro vezes. Estes jogos ocorreram durante amistosos disputados nos anos de 1996 e 2018 e também em partidas oficiais válidas pelas Copas das Confederações, que aconteceram nos anos de 2001 e 2003. Dentre estas partidas entre as duas equipes, o Brasil foi derrotado apenas no confronto de 2003, quando perdeu para os camaroneses pelo placar magro de 1 a 0.