
A Maratona Salvador, que faz parte do Calendário Oficial de Turismo Esportivo da capital baiana, recebeu o selo da Federação Internacional de Atletismo, a World Athletics. A competição, que este ano acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, entra para o seleto grupo com a certificação no Brasil, que inclui apenas outras seis provas. A expectativa é que mais de 15 mil corredores, de todo o país, participem da corrida.
Leia Também:
O selo leva em conta uma série de critérios e considera padrões de organização rigorosos, como certificação da medição do percurso, respeito aos parâmetros para hidratação, suporte médico, seguros, serviços, estruturas de atendimento ao atleta, controle de doping, entre outros itens. A prova com o selo também permite a homologação de recordes nacionais e internacionais e os atletas federados podem acumular pontos no ranking mundial da World Athletics. Há ainda compromisso com o combate ao doping.
“A Maratona Salvador entrou para um prestigiado grupo de eventos que representam o melhor do atletismo mundial. É uma honra e um orgulho para a Bahia e para os baianos termos uma competição com tamanho padrão de excelência, agora certificada pela entidade máxima do atletismo mundial”, afirmou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing – organizadora da competição.
Além dos 42 quilômetros da maratona, a competição inclui ainda as distâncias de 5K, 10K e 21K. A largada acontece no Parque dos Ventos, na Orla da Boca do Rio. O sucesso da competição também atrai a atenção de grandes marcas, que buscam associar a imagem a uma das maiores competições de corrida de rua do país e a uma atividade que traz diversos benefícios para a saúde, tanto física como mental, proporcionando qualidade de vida e bem estar. Entre elas está a Olympikus, considerada a maior marca de calçados esportivos brasileira.
“Tenho certeza que a Maratona vai bater recorde este ano e passar dos 15 mil participantes. Convidamos a todos os corredores, do Brasil e do mundo, a participarem deste grande evento esportivo em Salvador”, afirmou o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, ao fazer um chamamento à prova, que faz parte do calendário de turismo esportivo da cidade. Em 2024, a Maratona teve as inscrições esgotadas, com mais de 10 mil participantes, sendo que mais de 30% dos corredores foram originários de fora da Bahia.
No Brasil, além da Maratona Salvador, contam com o selo World Athletics a SP City Marathon, Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, Rio City Half Marathon, New Balance 42km Porto Alegre, Maratona Internacional de São Paulo e Maratona Internacional de Porto Alegre.