O presidente da LaLiga, Javier Tebas, e o embaixador do Brasil, Orlando Leite Ribeiro, se encontraram na sede da entidade em Madri, na Espanha, durante esta sexta (26). O objetivo do encontro foi para tratar dos incidentes racistas envolvendo Vinicius Júnior durante a partida contra o Valencia no estádio Mestalla, no último domingo (21), pelo Campeonato Espanhol.
Em comunicado oficial, foi informado que as entidades, em conjunto, reprovam qualquer ato de racismo e que vão continuar batalhando para garantir que essas ações cheguem ao fim.
"A Embaixada do Brasil e a LaLiga condenam veementemente qualquer manifestação racista e comprometem-se a continuar lutando contra essa chaga que afeta o esporte e compromete a imagem da Espanha, um país acolhedor onde atletas de todas as origens, crenças e etnias podem prosperar. Neste momento, é importante que as instituições competentes ajam para identificar e punir exemplarmente os infratores, enviando uma mensagem clara de que manifestações racistas e xenófobas não serão toleradas", afirma a nota.
Vinicius Júnior recebeu diversas mensagens de apoio de famosos e esportistas ao redor do mundo durante esta semana, e na última quarta-feira (24), o Real Madrid juntamente com sua torcida, realizaram uma grande homenagem em apoio ao jogador, que agradeceu e prestigiou o jogo contra o Rayo Vallecano no camarote ao lado do presidente do clube Florentino Pérez.