Durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da LaLiga, Javier Tebas, comentou sobre os casos de racismo vivenciados por Vinicius Júnior durante esta temporada. No bate-papo com a imprensa, o dirigente fez um comparativo entre os ataques sofridos pelo craque brasileiro e os insultos realizados contra Cristiano Ronaldo e Messi durante a década passada em que os dois tinham o maior destaque na competição.
"Vinicius é hoje um dos ou o melhor jogador que temos em nossa competição. E está sendo alvo dos racistas, dos intolerantes. Quanto maior o destaque, maior a quantidade de insultos. O mesmo aconteceu com Cristiano Ronaldo e Messi. Num caso por questões homofóbicas e no outro por deficiência intelectual", disparou Tebas.
O mandatário continuou discursando sobre o tema e expôs a sua ideia sobre a retirada de pontos dos times que tenham seus torcedores vinculados a problemas com atos racistas no Campeonato Espanhol. "A sanção de tirar pontos não existe na legislação espanhola. Seria bom pensar na perda de pontos (para o racismo)? Creio que sim. Isso seria bom poder introduzir. Com o regime atual de sanções, queremos mais competências para nós. Temos que pensar no futuro. Contra o racismo é fundamental lutar todo dia", explicou o presidente.
Na última quarta-feira (24), em entrevista realizada para o portal GE, Javier Tebas pediu desculpas a Vinicius Júnior por conta das polêmicas que repercutiram com sua fala nas redes sociais, além de admitir que os acontecimentos não são casos isolados de racismo no futebol espanhol.