Após sofrer ataques racistas da torcida do Valencia no estádio de Mestalla, no último domingo (21), o brasileiro Vinícius Júnior recebeu diversas mensagens de apoio ao redor do mundo, incluindo ex-craques do futebol mundial e companheiros de profissão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), times do futebol baiano, grupos como o Olodum e até o Ministério do Esporte também saíram em defesa do jogador.
Neymar, Richarlison, Éder Militão, Mbappé, Toni Kroos e Rafael Leão foram alguns dos jogadores que publicaram mensagens de apoio para Vini nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, Neymar publicou uma foto do companheiro com a frase "Tô contigo." Com a mesma imagem, o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, comentou "Standing with you", que na tradução livre quer dizer "estamos contigo."
Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo... escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre, @vinijr 👊🏾🙏🏾 pic.twitter.com/8Y3r1J89xj
— Richarlison Andrade (@richarlison97) May 21, 2023
O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, e o ex-craque Ronaldo também usaram o Twitter para demonstrar indignação com as ofensas racistas. "É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo", comentou o Fenômeno.
Hoy ha sido un día triste en Mestalla, donde un grupo de aficionados ha mostrado su peor versión. Es hora de dejar de hablar y actuar con contundencia. El racismo no puede tener cabida ni en el fútbol ni en la sociedad. NO AL RACISMO EN NINGÚN SITIO. pic.twitter.com/4eZO8uSYQA
— Carlo Ancelotti (@MrAncelotti) May 21, 2023
Já por meio de nota, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues condenou as atitudes dos torcedores e cobrou da La Liga, que os acusados sejam punidos. Além disso, quatro clubes do futebol baiano publicaram apoio à Vini Jr. por meio do Instagram: Bahia, Jacuipense, Juazeiro e Vitória.
Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 21, 2023
Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?
Até quando vamos precisar lembrar que é crime?
Até quando… pic.twitter.com/S8LfAYhpiD
Olodum também presta apoio a Vini
A banda Olodum foi mais uma que se solidarizou com o caso acontecido com Vinicius Júnior. O grupo prestou seu total apoio e admiração pela força e coragem do jogador através de uma nota, além de ressaltar que é "inaceitável" haver esses tipos de situações em pleno século XXI.
"O Olodum vem expressar solidariedade a Vini Júnior, diante dos ataques racistas que tem sofrido... Queremos enfatizar que Vinícius Júnior não está sozinho nessa batalha. O Olodum, assim como muitas outras organizações, blocos afros e indivíduos comprometidos com a luta contra o racismo, está ao seu lado para apoiá-lo e defender sua dignidade. É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que enfrentar situações tão degradantes como esta", afirmou a nota do Olodum.
Ministério do Esporte lamenta o caso ocorrido com Vinicius
Através de uma nota oficial divulgada, o Ministério do Esporte também expressou sua condenação direcionada aos ataques racistas sofrido por Vinicius Júnior na Espanha, lamentando que até o momento nenhuma ação foi tomada para dar fim aos casos.
"O Governo Brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha... o Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA e à Liga a aplicar as medidas cabíveis", disse o comunicado.
Oposição do Presidente da La liga
Por outro lado, o presidente da La Liga, Javier Tebas, criticou o craque brasileiro e negou que a Espanha ou a liga sejam racistas. Na publicação, o dirigente afirmou que o atacante brasileiro estaria sendo injusto em sua fala.
Ya que los que deberían no te explican qué es y qué puede hacer @LaLiga en los casos de racismo, hemos intentado explicártelo nosotros, pero no te has presentado a ninguna de las dos fechas acordadas que tú mismo solicitaste. Antes de criticar e injuriar a @LaLiga, es necesario… https://t.co/pLCIx1b6hS pic.twitter.com/eHvdd3vJcb
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) May 21, 2023