A Fórmula 1 cancelou a realização do GP da Emilia Romagna, previsto para esse fim de semana, por conta de fortes chuvas que assolam a região de Imola, na Itália, e provocaram enchentes. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (17) após pedido do vice primeiro-ministro do país, Matteo Salvini.
"A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil", comunicou a categoria.
Leia mais: Manchester United mira Neymar após desejo de árabes em comprar clube
Confira: Gente como a gente: Ana Maria cobra preço dos dos combustíveis ao vivo
Veja também: Arquivo Público Municipal de Cachoeira é homenageado em seminário
A região da Emilia-Romagna sofre com fortes chuvas desde o começo do mês, atingindo também a localidade de Faenza, onde fica a sede da equipe AlphaTauri. Oito pessoas já morreram até agora, somando mais cinco óbitos que foram registrados com as chuvas dos últimos dias.
A próxima etapa do calendário é o GP de Mônaco previsto para 28 de maio. Contudo, o prefeito de Imola, Marco Panieri, deixou as portas abertas para a retomada da prova futuramente.
"Foi unanimemente optado pela não realização do GP da F1 em respeito à situação em que nos encontramos, e para permitir que todos os esforços de pessoal e recursos sejam concentrados na emergência e apoio às pessoas em dificuldade. Mais tarde, superada esta emergência, poderemos retomar o diálogo para continuarmos esta colaboração que nos trouxe o GP da F1 em Imola".
The decision has been taken not to proceed with the Grand Prix weekend in Imola#EmiliaRomagnaGP #F1 pic.twitter.com/4taauGnFEA
— Formula 1 (@F1) May 17, 2023