O Arquivo Público Municipal de Cachoeira está sendo homenageado em um seminário promovido pela Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo. O evento, que valoriza a história da instituição, tem como o tema “Um Arquivo de Possibilidades: O Arquivo Público Municipal de Cachoeira na Produção Historiográfica” e ocorre entre esta quarta (17) e sexta-feira (18).
O seminário está relacionado ao aniversário do Arquivo Público e tem grande importância para a cidade, conforme afirma a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos). “O seminário celebra os 31 anos no nosso Arquivo Público. São três décadas de preservação da nossa cultura e de promoção de conhecimento para a nossa população. Teremos a participação de grandes pesquisadores que, através dos seus trabalhos, resgatam a nossa história e a história do país”, disse ela.
A mesa de abertura do seminário tem como tema a “Economia e Sociedade no Recôncavo da Bahia (Sécs. XVIII e XIX)", com a participação dos doutorandos Uelton Freitas Rocha e Igor Roberto de Almeida Moreira e a mestranda Glenda de Castro Spósito. A mediação será do Mestre Luiz Cláudio Dias do Nascimento. A mediação está com de Luciana da Cruz Brito e conta com as presenças de João José Reis e Ione Celeste Jesus de Sousa.
O último dia do Seminário será na sexta-feira (19). Ele terá o tema “Escravidão e Liberdades no Recôncavo da Bahia (Sécs XIX e XX)", com as presenças do doutorando Clíssio Santos Santana, Ana Paula Batista da Silva Cruz, Walter Fraga Filho. E conta com a mediação de Jacó dos Santos Souza.