27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Ao ar livre! - 24/02/2025, 07:30 - Larissa Falcão

Funcional na praia é opção de treino para sair do óbvio neste verão

Atividade que exige bom condicionamento está em alta na estação mais quente do ano

Treinamento funcional está em alta neste verão
Treinamento funcional está em alta neste verão |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Com a estação mais quente do ano bombando, as academias tradicionais, espaços de crossfit e centros de treinamentos lidam com a alta demanda da galera que resolve aderir ao famoso ‘Projeto Verão’. E, para fugir um pouco dos lotados espaços ‘indoor’, ou seja, locais fechados, o público que deseja se exercitar tem uma excelente opção a céu aberto: o treino funcional na praia.

Leia Também:

A atividade, que exige muito mais condicionamento dos praticantes, propõe uma queima calórica intensa, com ganho de massa muscular, e já virou a ‘queridinha’ da galera. “Muitas pessoas me procuram aqui na praia exatamente procurando esse diferencial, porque não aguentam mais ficar a semana toda, o dia todo, numa sala de musculação, sem conseguir treinar sozinho. Então, esse pra mim são os grandes diferenciais de você treinar na praia. E fora que também tem a questão de que o treino em grupo gera uma motivação maior na pessoa”, explica o educador físico e nutricionista, Carlinhos Espinheira, idealizador do Beach Training Espinheira, localizado na Praia do Jardim de Alah, em Salvador, há 18 anos.

Dentre os benefícios do ‘Beach Funcional’, como também pode ser chamado, está o fortalecimento do condicionamento físico, além do visual da praia e o treino realizado em grupo. “Melhora do sistema cardiovascular, melhora da resistência, melhora da força. Aqui na praia, o grande diferencial da praia que eu acho, além de todos esses benefícios que a atividade física provoca no nosso corpo, é que o nosso treino é um treino em grupo. E a partir do momento que o treino é em grupo, a motivação é outra. É diferente de eu estar correndo na orla, de ter uma planilha e fazer isso sozinho”, detalha o professor ao MASSA!.

Carlos Espinheira
Carlos Espinheira | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

No entanto, quem pensa que qualquer um está apto a realizar esse tipo de treinamento, está enganado. Pessoas sedentárias, com baixo condicionamento, ou que possuem histórico familiar de hipertensão, não são indicadas a iniciar esse tipo de esporte.

“Quando alguém me procura para fazer um treino na praia, eu primeiro preciso avaliar e conversar com essa pessoa, para saber se essa pessoa tem o perfil de fazer um treinamento na praia. Nem sempre eu permito, às vezes eu veto e oriento para que faça uma outra atividade física, e depois de um tempo, se tiver condição, eu libero para treinar aqui. Mas, não é qualquer pessoa que está apta a realizar o treinamento na praia”, reitera Carlinhos Espinheira.

Imagem ilustrativa da imagem Funcional na praia é opção de treino para sair do óbvio neste verão
Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

De pai para filho

E as atividades que transformam as vidas dos alunos através do exercício físico, também acabaram se tornando um negócio de família. Os treinos, que inicialmente eram comandados apenas pelo professor Carlinhos Espinheira, recentemente passaram a ser administrados pelo filho do profissional, Carlos Espinheira Neto, que também é educador físico.

“O pai é professor de educação física, a mãe é professora de educação física e fisioterapeuta, então o filho resolveu fazer educação física também, e eu não me meti [risos]. Um belo dia, ele virou e falou ‘Meu pai, quero trabalhar com o senhor’, e então começamos a trabalhar juntos. Eu ministro algumas aulas, e ele tem as turmas dele. Hoje, eu brinco dizendo que meu maior concorrente é meu próprio filho”, destaca Carlinhos ao MASSA!.

José Carlos, 70 anos
José Carlos, 70 anos | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Esporte que traz longevidade

Mesmo que o treinamento funcional na praia não seja indicado para todos, a prática do exercício físico pode mudar a vida de muitos, aumentando a longevidade, principalmente dos idosos. O aposentado José Carlos, de 70 anos, vivia sem praticar esportes e constantemente consumia bebidas alcoólicas. Foi então que começou a treinar na praia e viu a sua vida mudar para muito melhor.

“Isso aqui é uma dádiva de Deus, uma coisa maravilhosa. Eu vivia curtindo a vida e ele [o professor] me chamou e disse: ‘Você quer morrer?’. E então, há 18 anos eu vim para cá, e minha vida é outra coisa, não tem coisa melhor na vida do que praticar esporte, você vira outra pessoa, vive bem, acorda bem, tudo favorece a você. Você fica de bem com a vida”, conta ao MASSA!.

exclamção leia também