27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Bombando na estação - 03/02/2025, 07:00 - Larissa Falcão

'Queridinho' de repórter e da galera, beach tennis vira febre no verão

Esporte tem passado por alta procura em Salvador

Em meio à vida corrida no jornalismo, repórter Fábio Gomes pratica beach tennis
Em meio à vida corrida no jornalismo, repórter Fábio Gomes pratica beach tennis |  Foto: Reprodução

O verão está bombando e, com a alta estação, não são só as tradicionais academias que enfrentam alta procura da galera que está em busca de preparar o físico para a temporada. Além das academias, outras formas de se exercitar estão bem em alta, como as corridas, futevôlei, crossfit e também o beach tennis.

Leia também:
Alta estação! Victor Fish deixa sua marca com a corrida na capital baiana
Bombando na alta estação: futevôlei também é febre no interior

O “tênis de praia”, na tradução do inglês para o português, vem ganhando cada vez mais adeptos por ser bastante democrático. Do baixinho ao alto, do magro ao gordo, do jovem ao idoso, seja homem ou mulher, todo mundo consegue praticar a modalidade que chegou pra ficar.

E, em meio à ‘correria’ do jornalismo, o repórter Fábio Gomes, da Record TV Itapoan, virou um grande amante do beach tennis e vem se destacando. O que era para ser uma diversão nas horas vagas, se tornou um compromisso, que o fez começar a disputar campeonatos.

“Minha história com o beach tennis foi meio que por acaso. Eu não conhecia o esporte, meu filho passou a praticar na nossa casa de praia, e começamos a jogar pra brincar. Eu me interessei, fiz uma aula experimental e aí não parei mais. Já tenho um pouco mais de um ano praticando, e foi quando percebi, mesmo sem ter disputado ainda nenhuma competição, que poderia me arriscar. Comecei a disputar alguns campeonatos, participei de cinco etapas do circuito baiano de beach tennis, dessas cinco etapas da categoria D (iniciante), ganhei quatro e perdi uma na final e aí depois disso eu acabei não parando mais”, detalhou o jornalista ao Portal MASSA!.

Fábio, que já praticou outros esportes, como futebol, boxe, pedal, revelou que acabou se encontrando no beach tennis. “No beach tennis foi que eu acabei me encontrando, vi a possibilidade de disputar e realmente não pretendo parar. Lógico que assim, não é algo que eu tenho uma pretensão de seguir uma carreira profissional. Como eu sou uma pessoa muito competitiva, eu quando entro, entro pensando em ganhar. Mas eu sei das minhas limitações, sei das minhas agendas apertadas na minha real profissão, que é o jornalismo. Então, enquanto der, eu estarei competindo e, claro, se deixarem, se me deixarem sonhar, eu vou tentar sempre beliscar um campeonato”, prometeu o atleta de tênis de praia nas horas vagas.

TV, Rádio e Beach Tennis

Com a vida no jornalismo extremamente agitada, o repórter, que hoje atua nas rádios Itapoan FM e Baiana FM, no Bnews, e também da Record TV, ainda encontra um espaço na agenda para praticar o esporte, que ganhou seu coração. "Não é fácil, e assim, eu não tenho do que reclamar não, graças a Deus. Não é fácil conciliar porque eu tô num 'boom' muito grande da minha carreira profissional, e lógico que as minha prioridade sempre será a profissão", destacou o jornalista.

Uma horinha do dia, entre um trabalho e outro, é suficiente para Fábio não deixar de praticar o esporte. Mas nos finais de semana, é quando o bicho pega com os campeonatos. Para conciliar tudo, o repórter afirma que sempre consegue dar um jeito, para não ficar na 'falha' tanto no esporte, quanto no trabalho.

Repórter vem se destacando nas horas vagas na modalidade
Repórter vem se destacando nas horas vagas na modalidade | Foto: Reprodução

"Os campeonatos e torneios geralmente acontecem nos finais de semana, então tem que fazer malabarismo quando tem, quando coincide de ter um plantão ou uma narração nos horários dos jogos, você acaba contando com as ajudas dos patrões. Acabo colocando alguém para poder trabalhar no meu horário, que possa me ajudar para que eu não desanime e não fique sem competir", revelou ao Portal MASSA!.

Febre em Salvador

A alta procura pelas aulas de beach tennis em Salvador, não vem só dos soteropolitanos, mas também dos turistas que escolhem a capital baiana como destino turístico nas férias de verão, é o que explica o professor Adriano Nunes, do Corsário Beach Tennis, localizado no bairro de Armação, em Salvador.

"Com a chegada das férias, a gente tá recebendo muita gente aqui de fora, que vem para Salvador e quer jogar. Isso porque, você se apaixona pelo esporte e leva sua raquete para onde for, e vai jogar pelas arenas nos lugares onde passa. O beach tennis se tornou tão grande, que não precisa de praia para praticar, agora com as arenas de areia. [...] O esporte hoje tá muito forte, até em lugar onde não tem praia. Hoje aqui, digamos que a procura aumentou em 50% a quantidade de alunos", explica o professor, ao MASSA!.

Esporte vem ganhando cada vez mais adeptos por toda a Bahia
Esporte vem ganhando cada vez mais adeptos por toda a Bahia | Foto: Reprodução/Corsário Beach Tennis

Tenista, Adriano se apaixonou pelo beach tennis em 2018, e logo surgiu a ideia de passar adiante os aprendizados. Apesar de semelhante ao tradicional tênis, o esporte se destaca pela simplicidade de se praticar.

"É um esporte fácil, tranquilo, bom de se jogar, que você pode praticar com música, com diversão. Muitas pessoas estão ali praticando, bebendo, jogando, é um esporte agradável. Você joga em dupla, é um esporte que se joga ao ar livre, em praias, então essa é a diferença do beach tennis", lembrou.

Adriano Nunes é o professor do Corsário Beach Tennis
Adriano Nunes é o professor do Corsário Beach Tennis | Foto: Divulgação/Corsário Beach Tennis

Para aqueles que querem começar no esporte, nada acontece da noite para o dia. É importante reforçar que tudo faz parte de um conjunto, e que é necessário respeitar as limitações. O professor dá um conselho, para aqueles que estão iniciando, ou desejam iniciar no Beach Tennis:

"Tem que ter toda uma base, para conseguir ganhar força, físico, e reforçar o próprio mental, para não desistir, para você estar sempre se motivando. A própria questão do esporte é ligada a saúde, se você pratica esporte, você está praticando a saúde. O conselho que eu dou, é fazer uma atividade física junto com o esporte, seja academia para fortalecer a musculatura, porque você raramente vai ter uma lesão", alerta Adriano.

exclamção leia também