A controversa postagem do Nacional, adversário do Bahia de Feira na Série D, simulando um enterro poucos dias após a morte de Deon, ainda segue causando grande repercussão. Agora, foi a vez da Federação Amazonense de Futebol (FAF) se manifestar à respeito da lamentável atitude do seu clube.
"Lamentamos profundamente a publicação do @nacionalfc1913, nos solidarizamos com os familiares, amigos e torcedores do atleta do @bahiadefeira, José Aldean Oliveira de Jesus, carinhosamente chamado no mundo do futebol como Deon, falecido na última quarta-feira (09/08), e pedimos as mais sinceras desculpas ao presidente da @fbfoficial, Ricardo Nonato Macedo de Lima e a todos os baianos.
Acreditamos que a base do futebol é o respeito e, infelizmente, a postagem do Nacional FC foi desumana, desprovida de empatia e que a Federação jamais compactuará com qualquer gesto que desrespeite aos seres humanos e a dor da perda de uma família.
Nossa visão do esporte transcende a rivalidade e se apoia na vida e respeito. Condenamos veementemente a disseminação de qualquer mensagem que fere os sentimentos e valores humanos. Reiteramos nosso compromisso em trabalhar, incansavelmente, para promover um ambiente de respeito e dignidade no cenário esportivo, contribuindo para a construção de empatia no futebol", disse comunicado pelo presidente Ednailson Rozenha.
Além da federação, se pronunciou também a proprietária da agência que cuida da assessoria do Nacional, Larissa Balieiro. Além de se desculpar pelo ocorrido, ela afirma que não houve intenção de desrespeitar o falecimento do ex-atacante.
"A proporção da foto do Nacional foi negativa. Assumo aqui o erro da publicação. Principalmente porque isso machucou pessoas próximas ao atleta Deon, falecido dias atrás. Eu me pronuncio porque sou proprietária da agência que cuida da assessoria do Nacional. Passou por mim a foto, e por outras pessoas.
O que mais li aqui foi ofensa. E conto no dedo os colegas que procuraram pra entender o que houve. Não houve intenção NENHUMA de desrespeitar ou usar de brincadeira a tragédia da morte do Deon.
O elenco do Nacional assim como nós da agência, vivemos agora um momento de concentração para o jogo e muito por isso, não tivemos inteligência de analisar que a foto afetaria pessoas que vivem um outro momento: de assimilação e impacto ainda dá precoce perda do atleta.
Nos solidarizamos e acompanhamos a comoção do acontecido. Mas, foi no automático a publicação. Sem NENHUMA INTENÇÃO de afetar.
A gente aprende no erro. A gente sabe que não foi adequado. Mas esclarecemos.
Só peço que não usem isso para atacar o clube, o futebol amazonense e acima de tudo as pessoas que trabalham no clube. Todo mundo tem caráter, tem consciência e como falamos: estamos de coração limpo que não foi para afetar. Falhamos. Falhei. E aprenderei", publicou Balieiro em seu Twitter.
A assessora ainda republicou a postagem do jornalista Conrado Santana, do Sportv, mostrando uma foto antiga onde os jogadores do Nacional faziam o mesmo gesto, mas em outro dia.
Relembre o caso
O futebol baiano está em estado de luto. O atacante José Aldean Oliveira de Jesus, mais conhecido como Deon, do Bahia de Feira, faleceu após cair desmaiado durante um treinamento coletivo da equipe, realizado nesta quarta-feira (9), em preparação para a próxima partida, na Arena Cajueiro.
O jogador, de 36 anos, revelado pela divisão de base do Bahia, foi prontamente socorrido para uma unidade médica mais próxima, na cidade de Feira de Santana, porém já chegou ao local sem vida. O acontecimento abalou a todos presentes no Centro de Treinamento do Tremendão. Os jogadores do time feirense, inclusive, ficaram sem clima para a disputa da primeira partida das oitavas de final da Série D, contra o Nacional de Manaus, que acontecerá no próximo fim de semana.
Leia mais: Morte de Deon em treino é uma entre muitas no futebol
Leia mais: Sepultamento de Deon será nesta quinta (10), no interior da Bahia
Leia mais: CBF adia jogo do Bahia de Feira na Série D após morte de Deon
Leia mais: Capitão do Tremendão lamenta morte de Deon: ''Difícil de acreditar''
Leia mais: Corpo de Deon é sepultado sob presença de multidão no interior da BA