
O técnico Thiago Carpini parecia intocável no Vitória até pouco tempo atrás. Depois de uma impressionante sequência invicta de 22 jogos, o Leão mergulhou em uma crise 'braba', com eliminações na Copa do Brasil, perda do Baianão para o Bahia e tropeços na Sul-Americana e no Brasileirão.
Leia Também:
O empate contra a Universidad Católica do Equador, mesmo com um jogador a mais por quase todo o segundo tempo, deixou a torcida 'cheia de ódio'. O Barradão explodiu em vaias e xingamentos, e Carpini foi chamado de "burro" por parte da arquibancada.
Carpini x Léo Condé
Os resultados recentes fizeram com que a torcida começasse a comparar Carpini com o ex-treinador Léo Condé, demitido no início de 2024 após uma sequência ruim. Curiosamente, os números dos dois são bastante parecidos.
Léo Condé, em sua passagem pelo Vitória, comandou o time em 73 jogos, com 36 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, resultando em 56% de aproveitamento, somando dois troféus: Série B 2023 e Baianão 2024. Em 2024, ele teve 27 jogos, com 13 vitórias, cinco empates e nove derrotas (54% de aproveitamento), mas acabou demitido após sete jogos sem vencer.
Já Carpini, até o momento, soma 57 partidas pelo Leão, com 26 vitórias, 14 empates e 17 derrotas. Seu aproveitamento gira em torno de 54%, exatamente o mesmo que Condé teve em 2024 antes de ser mandado embora. O que pesa contra Carpini é que, nos últimos sete jogos, venceu apenas um, e foi contra um Sport misto dentro do Barradão pela Copa do Nordeste.

Torcida rachada: manter ou demitir?
O momento do Vitória faz com que os torcedores se dividam. E o Portal MASSA! foi às ruas ouvir a opinião da torcida.
"Acho que Carpini não pode ir. Fez um grande trabalho. Manteve a invencibilidade do Vitória por muito tempo. E o principal culpado desses resultados ruins não é ele. Por mais que tenha um erro ou outro, o principal culpado é Fábio Mota e o restante da diretoria. O elenco é muito ruim, não tem de onde tirar. A gente precisa reforçar o elenco, fazer contratações, mas o time não tem dinheiro, ele faz o que pode com o que tem", opinou Lucas Almeida, torcedor do Leão.
Por outro lado, há quem veja a situação de forma diferente. "Na época, eu fui contra a demissão de Léo Condé, pois achava que, pelo trabalho que ele tinha feito em 2023, merecia mais oportunidades. Porém, o tempo provou o contrário. Carpini fez um grande trabalho e levou a gente para a Sul-Americana. Mas acho que agora ele perdeu a mão do time. O elenco é fraco, mas ele também tem errado muito e insistido em jogadores que vêm jogando abaixo, como Lucas Braga e Raúl Cáceres. Então acho que chegou ao limite, ele tem que ir embora e trazer outro treinador que resolva os problemas do time", disse Wagner Nascimento, também rubro-negro.
