
O Vitória iniciou a Copa Sul-Americana de 2025 com empate, após nove anos longe da competição. Na noite desta quarta-feira (2), o Leão empatou por 1 a 1 com o Universidad Católica, do Equador, no Barradão. Para a Católica, Londoño abriu o placar, e Matheusinho igualou, de pênalti, a favor do Leão.
Leia Também:
O Vitória volta a campo, novamente no Barradão, neste domingo (6), às 18h30, contra o Flamengo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida
Jogando em casa e apoiado pela nação rubro-negra, o Vitória se impôs diante do Universidad Católica, tomando as ações do jogo e dando pouco espaço para o time equatoriano.
Porém, mesmo com a superioridade, o Leão não conseguiu ser efetivo no ataque, onde faltou capricho no último toque e estava insistindo pelo setor central, que estava congestionado.
Já o Universidad Católica, que foi obrigado a jogar no contra-ataque, teve poucas oportunidades, pois quando recuperava a bola, perdia rapidamente.

Para a segunda etapa, o Leão ajustou o que precisava: ofensividade. Nos primeiros minutos, os donos da casa passaram a explorar o lado direito, utilizando a velocidade de Gustavo Mosquito, que ofereceu dois lances perigosos logo no começo do segundo tempo.
Enquanto buscava abrir o placar, sendo totalmente superior, o Rubro-Negro vacilou na saída de bola e Londoño recebeu livre, dentro da área, para superar Lucas Arcanjo e abrir o placar para a equipe equatoriana.
Depois do gol sofrido, e com um a mais em campo - após expulsão de Luis Castillo, aos 19 minutos , o Vitória se atirou ao ataque, realizando finalizações de onde tivesse espaço. E deu certo. Um dos chutes foi desviado com o braço do atleta da Católica, ocasionando pênalti, que foi convertido por Matheusinho, aos 31 minutos.
Com o placar igualado, o Vitória não se satisfez e continuou em cima dos adversários para conseguir a virada, porém, com a proposta de se defender, o Universidad Católica segurou o empate, inclusive dando sustos na torcida rubro-negra durante os contra-ataques.
Ficha técnica
Vitória 1 x 1 Universidad Católica-EQU
Copa Sul-Americana - 1ª rodada - Grupo B
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador
Data e horário: Quarta-feira (2), às 21h30
Árbitro: José Cabero, do Chile
Assistentes: Juan Serrano e Alejandro Molina, ambos do Chile
VAR: Rodrigo Carvajal, do Chile
Cartão amarelo: Vitória - Lucas Braga; Universidad Católica - Cacciabue, Anangonó, Luis Castillo, Lara
Cartão vermelho: Vitória - ; Universidad Católica - Luis Castillo
Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos (Léo Pereira) e Hugo; Ricardo Ryller (Willian Oliveira), Baralhas e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Erick Serafim), Lucas Braga (Carlinhos) e Janderson. Técnico: Thiago Carpini.
Escalação do Universidad Católica: John Lara; Daykol Romero, Anangono, Cangá e Medina; Castillo, Cacciabue (Daniel Clavijo) e Moreno; Mauro Díaz (Jhon Chancellor), Ismael Díaz e Palacios. Técnico: Diego Martínez.