
Rodeada de conflitos externos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passará por eleição presidencial neste domingo (25), dia em que o roraimense Samir Xaud - único candidato na disputa -, deve ser eleito. Apesar da ajuda de 25 das 27 federações estaduais, poucos clubes brasileiros apoiam sua candidatura, incluindo Bahia e Vitória.
Leia Também:
A dupla baiana apoiava Reinaldo Carneiro, presidente da Federação de São Paulo, que não conseguiu montar a chapa. Além deles, Atlético-MG, Avaí, Bragantino, Ceará, Ferroviária e Vila Nova, também ajudavam.
Por outro lado, apoiaram a chapa de Xaud: Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma. Porém, por conta do estatuto da entidade, as federações possuem peso 3, clubes da elite 2 e times da Série B, peso 1 na votação.
Desta forma, clubes de todo país sentiram-se insatisfeitos com o futuro mandatário da entidade nacional, foram eles: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Bragantino, Vitória, Avaí, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
Protesto contra a condução do pleito
Um grupo de 20 clubes da Séries A e B publicou uma nota, na noite desta quarta-feira (21), e afirmou que seus representantes não irão à eleição da CBF. Entre eles, estão América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.

Por mais que estejam entre os insatisfeitos, Bahia e Vitória não apoiaram oficialmente o protesto. Em busca de esclarecimentos em relação a suas posições, o Portal MASSA! procurou a dupla Ba-Vi.
Em resposta, o Leão da Barra ressaltou que um posicionamento sobre o tema deve acontecer. Já o Esquadrão, por meio de sua assessoria, afirmou que está aguardando a diretoria do clube.
Estão na mesma situação de Bahia e Vitória, as seguintes equipes: Atlético-MG, Ceará, Bragantino, Avaí, Ferroviária, Operário-PR e Vila Nova. O Athletic-MG se manteve neutro.