Não vai rolar! A Conmebol disse não à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para alterar as regras de classificação à próxima Pré-Libertadores e playoffs da Copa Sul-Americana. Segundo o ge.globo, a entidade, inclusive, nem sequer foi respondida pela 'chefona' do futebol na América do Sul.
Leia mais:
Treta feia! Entenda a relação entre Gabigol e Tite no Flamengo
Ex-seleção francesa é condenado a 2 anos de prisão por estupro
Visando 2025: Baêa 'cresce o olho' em peça do São Paulo para meio-campo
Ainda em setembro, a CBF havia encaminhado um ofício que pedia alterações que impactariam o Brasileirão de 2025 e os torneios internacionais de 2026. As sugestões da entidade eram: a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana, a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos.
De acordo com a reportagem, conversas informais entre dirigentes da Conmebol e da CBF até aconteceram, mas não foram pra frente. O ofício enviado pela entidade brasileira ainda foi ignorado pela Conmebol, que não vai alterar nada em suas competições enquanto vigorarem os atuais contratos comerciais, que cobrem o ciclo 2023-2026.
Com isso, o G-6 no Campeonato Brasileiro não será impactado nos próximos anos. Na edição de 2024, o grupo de classificados para a próxima Copa Libertadores, seja às preliminares ou fase de grupos, pode ainda aumentar para 8 equipes.
Entre os clubes baianos, o Bahia ocupa justamente a 8ª colocação e pode ser beneficiado por um título do Botafogo na atual Libertadores. Caso o time carioca levante a taça, o Esquadrão, mantendo a atual posição na Série A, teria uma vaga para as preliminares de 2025.