A polêmica postagem do Nacional-AM, interpretada por muitos como um deboche ao falecimento de Deon, jogador do Bahia de Feira, segue sendo duramente criticada. Após repúdio da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e Federação Bahiana de Futebol (FBF), foi a vez da CBF se pronunciar contra a atitude tomada pela equipe.
Por meio da nota divulgada no site oficial, a entidade repudiou completamente as ações do clube, tratando como desrespeitosa, além de lamentar a morte do jogador de 36 anos e frisar também o Fair Play entre todos no meio esportivo. Confira a nota completa:
"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudia de forma veemente a atitude infeliz, desrespeitosa e inoportuna dos jogadores do Nacional - AM, ao simular um velório logo após um treino no estádio do Bahia de Feira, clube de Feira de Santana que enfrenta o próprio Nacional nesta segunda-feira (14/08), pelas oitavas de final da Série D. O ato de mau gosto é agravado sobretudo pelo falecimento, na última quarta-feira, do atacante Deon, do Bahia de Feira, que aconteceu no mesmo estádio onde os jogadores do Nacional-AM treinaram e que foi gentilmente cedido pelo clube anfitrião aos seus oponentes. A CBF mais uma vez se solidariza com os familiares e amigos do jogador Deon, e com os torcedores do Bahia de Feira. E lamenta a ausência de empatia e de sensibilidade dos jogadores do Nacional-AM.
FIFA, Conmebol e CBF prezam pelo Fair Play, algo que é parte do universo do esporte no Brasil e no mundo. A CBF defende que o futebol seja sempre sinônimo de alegria, porém mantendo o respeito a questões sensíveis, que não devem ser tratadas como chacota ou como uma banalidade."
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudia de forma veemente a atitude infeliz, desrespeitosa e inoportuna dos jogadores do Nacional-AM, ao simular um velório logo após um treino no estádio do Bahia de Feira, clube de Feira de Santana que enfrenta o próprio Nacional… pic.twitter.com/IByybXHYo1
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) August 14, 2023
Relembre o ocorrido
Após a tragédia envolvendo o atacante Deon, de 36 anos, do Bahia de Feira, na quarta-feira (9), a partida das oitavas de final da Série D, entre o time baiano e o Nacional do Amazonas, que estava marcada para o sábado (12), foi adiada pela CBF para esta segunda-feira (14).
Então o Tremendão, como forma de gentileza, cedeu o estádio da Arena Cajueiro para a equipe do Norte realizar seus treinamentos e finalizas as preparações. No entanto, os jogadores realizaram um feito questionável após finalizar um rachão e o time vencedor simular um homem deitado no gramado com gesto de caixão, enquanto os outros jogadores faziam símbolos de oração com as mãos.
O caso polêmico levantou diversas indignações pela população, que começaram a pedir uma punição para o time do Nacional-AM, até para ser totalmente excluídos do Brasileirão. Em defesa, a assessoria do clube assumiu o erro da publicação em momento inapropriado e afirmaram não ter intenção nenhuma de desrespeitar a tragédia acontecida pelo atacante do Bahia de Feira.
"Assumo aqui o erro da publicação. Principalmente porque isso machucou pessoas próximas ao atleta Deon, falecido dias atrás... Não houve intenção NENHUMA de desrespeitar ou usar de brincadeira a tragédia da morte do Deon... Nos solidarizamos e acompanhamos a comoção do acontecido. Mas, foi no automático a publicação. Sem NENHUMA INTENÇÃO de afetar," publicou nas redes sociais, a proprietária da agência que cuida da assessoria do Nacional, Larissa Balieiro.