24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Vale muito! - 20/03/2024, 09:36 - João Grassi- Atualizado em 20/03/2024, 17:26

Ba-Vi: invencibilidades, tabela e tabu estão em jogo no clássico

Rivais buscam manter sequência de bons resultados na temporada, além de somar pontos na tabela da Copa do Nordeste

Vitória venceu o primeiro Ba-Vi da temporada no Barrdão
Vitória venceu o primeiro Ba-Vi da temporada no Barrdão |  Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

Bahia e Vitória disputam o clássico nesta quarta-feira (20) com uma diferença em relação aos últimos anos. Ambos os times vivem boa fase na temporada e acumulam invencibilidades e marcas positivas. Além disso, os rivais tentam se estabelecer de vez em seus respectivos grupos na Copa do Nordeste. Logo somar três pontos é fundamental para os dois lados, sem falar no campeonato à parte que é o Ba-Vi.

Entenda o que vale o clássico para o Bahia

Mandante da partida, o Bahia acumula uma sequência de oito partidas sem perder. São sete triunfos e um empate que valeu classificação à terceira fase da Copa do Brasil, na disputa de pênaltis contra o Caxias. A última derrota do Tricolor foi justamente para o maior rival, pela 7ª rodada do Baianão, quando perdeu por 3 a 2. Diante disso, a equipe de Rogério Ceni quer se manter invicta na temporada e também na Arena Fonte Nova, onde venceu todos os jogos que disputou com seu time principal em 2024.

Em questão de tabela na Copa do Nordeste, o Tricolor pode garantir vaga nas quartas de final se somar três pontos. Caso chegue a 15 pontos com o triunfo, não poderá ser mais alcançado pelo Treze, primeiro time fora da zona de classificação ao mata-mata. A classificação pode vir também em caso de empate, mas dependeria de um tropeço dos paraibanos.

O que também está em jogo para o Bahia é interromper uma sequência ruim contra o Vitória em partidas pelo Nordestão. Desde que eliminou o Leão nas semifinais de 2017, quando foi campeão, o Tricolor não venceu mais nenhum clássico. São dois empates e duas derrotas, incluindo uma na própria Arena Fonte Nova, em 2020. Mesmo quando voltou a levantar a taça em 2021, o Esquadrão não conseguiu derrotar o maior rival na campanha do tetracampeonato.

Bahia eliminou o Vitória na semifinal da Copa do Nordeste de 2017
Bahia eliminou o Vitória na semifinal da Copa do Nordeste de 2017 | Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Saiba a importância do Ba-Vi para o Vitória

Com a vantagem de ter vencido o primeiro Ba-Vi do ano, o Vitória também sustenta uma sequência de jogos sem saber o que é perder. São cinco vitórias consecutivas e sete jogos de invencibilidade, com apenas um empate no período. Esse recorte começou justamente no confronto do Barradão, no dia 18 de fevereiro, o que totaliza mais de um mês sem derrotas.

A situação na tabela da Copa do Nordeste já não é tão folgada, o que aumenta a importância de somar três pontos. Apesar de estar dentro do G-4, na terceira posição, o Leão poderia terminar a 6ª rodada até na vice-lanterna do Grupo B, a depender dos resultados dos outros times. Nem o empate garantiria a permanência na zona de classificação às quartas de final.

Como foi mencionado anteriormente, o Vitória também luta para manter a boa sequência em clássicos pelo Nordestão, em que não perde há quase sete anos para o rival. No entanto, o Leão tenta também interromper uma marca negativa na competição, que é não disputar a grande final desde 2010, quando conquistou seu último título. De lá para cá, são 11 edições seguidas sendo eliminado pelo menos na semifinal, visto que em 2011 e 2012 a competição não foi realizada.

Vitória não perde para o Bahia na Copa do Nordeste desde 2017
Vitória não perde para o Bahia na Copa do Nordeste desde 2017 | Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

exclamção leia também