Em um Ba-Vi eletrizante, com direito a duas viradas, o Vitória venceu o Bahia por 3 a 2, neste domingo (18), pela 7ª rodada do Campeonato Baiano.
O Leão abriu o placar com Osvaldo, mas o Tricolor virou ainda no primeiro tempo, com Thaciano e Everton Ribeiro. Porém, tudo mudou na segunda etapa. O Rubro-Negro cresceu com a entrada de Matheus Gonçalves, o Esquadrão caiu após Rogério Ceni tirar Everton Ribeiro e Cauly, além da expulsão de Rezende. Dono da partida, a equipe de Léo Condé virou com outro tento de Osvaldo e outro do centroavante Alerrandro.
Com o resultado, o Leão segue no G-4 do Baianão, na terceira posição com 13 pontos. Já o Bahia perdeu a liderança e agora está em segundo, também com 13 pontos, um a menos do que a Juazeirense.
O Vitória volta a jogar na próxima quarta-feira (21), quando recebe o Náutico, pela Copa do Nordeste. A equipe fará o terceiro jogo seguido no Barradão no domingo (25), diante do Atlético de Alagoinhas.
Já o Esquadrão visita o Moto Club na quarta, pela Copa do Brasil, e terá confronto direto pela liderança do Baianão contra a Juazeirense, no domingo, fora de casa.
Emoção no início
O clássico começou em ritmo frenético. Logo aos cinco minutos, o Vitória abriu o placar com Osvaldo. O Leão subiu a marcação e roubou a bola no ataque com Matheusinho. O meia cruzou para Alerrandro, que ajeitou para Osvaldo, que chutou forte, no canto de Adriel, para brocar: 1 a0.
Aos 11 minutos, Juba bateu falta por cima da barreira e acertou o travessão. Foi o presságio para o gol tricolor. Quatro minutos depois, Cauly puxou contra-ataque e tocou para Everaldo na intermediária. O camisa 9 deu lançamento primoroso para Thaciano, que bateu no canto e venceu o goleiro Muriel: 1 a 1.
A partir daí, o jogo ficou equilibrado. O Rubro-Negro apostava nas jogadas rápidas de ataque. Matheusinho lançou bola longa para Osvaldo nas costas da defesa. O camisa 11 ficou de cara com Adriel, mas parou no arqueiro do Bahia.
Já Esquadrão, bem ao seu estilo, valorizava mais a posse para empurrar o Vitória para trás. O resultado veio aos 41 minutos. A equipe construiu jogada pela esquerda, até que Juba cruzou na cabeça de Everton Ribeiro, que apareceu nas costas de Wagner Leonardo e testou firme para o gol: 2 a 1 para o Bahia.
Leão dono da segunda etapa
Com Matheus Gonçalves no lugar de Castilho, o Vitória voltou bem para o segundo tempo e pressionou bastante, mas pecou em desperdiçar algumas oportunidades. Osvaldo teve ótima chance após jogada de Matheus Gonçalves, mas mandou por cima. Depois, Alerrandro tentou de cabeça, mas mandou pra fora.
O clássico se mostrou mais favorável ainda para o Vitória quando, aos 27 minutos, Rezende (que tinha entrado no lugar de Thaciano), levou o segundo amarelo e foi expulso. Antes, Ceni já havia tirado Cauly e Everton Ribeiro para as entradas de Cicinho e Yago Felipe.
Dois minutos após a expulsão, saiu o merecido gol de empate rubro-negro. Matheus Gonçalves fez outra boa jogada pela ponta esquerda e cruzou para Osvaldo, dentro da área, que desviou cabeça, no cantinho esquerdo de Adriel, para deixar tudo igual.
Aos 39, Matheusinho cobrou escanteio na primeira trave, e Alerrandro se antecipou para mandar no canto oposto de Adriel.
Enquanto a torcida rubro-negra explodia de emoção e fazia um verdadeiro caldeirão no Barradão, os jogadores em campo seguravam o placar até o apito final, garantindo o merecido triunfo para a equipe que melhor soube jogar o clássico.