27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO - 10/03/2024, 10:00 - Artur Soares*- Atualizado em 10/03/2024, 11:22

Tá perdido? O CineMassa te mostra o que esperar do Oscar 2024

Cerimônia acontece neste domingo (10), a partir das 20h

Premiação vai rolar neste domingo
Premiação vai rolar neste domingo |  Foto: Valerie Macon / AFP

A tão aguardada cerimônia do Oscar, o prêmio mais almejado do cinema, vai rolar neste domingo (10). A premiação começa a partir das 20h e será realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em meio a especulações e palpites para quem levará uma estatueta, a principal aposta da noite é Oppenheimer, estrelado por Cillian Murphy.

Leia mais:

Retrô CineMassa: sucessos e fiascos marcam o ano nas telonas

Oscar 2024: pegue visão sobre onde assistir aos filmes indicados

Dirigido por Christopher Nolan, a cinebiografia conta a história do físico líder do Projeto Manhattan, que foi responsável pela criação da bomba atômica. Dentre as 23 categorias existentes no Oscar, o longa está concorrendo a 13, sendo considerado o favorito para levar os principais prêmios para casa. Dentre eles, está a disputada categoria de Melhor filme, em que Oppenheimer está brigando com nomes de peso.

Estrelado por Cillian Murphy, 'Oppenheimer' é o grande favorito da noite
Estrelado por Cillian Murphy, 'Oppenheimer' é o grande favorito da noite | Foto: Universal Pictures / Divulgação

Ao lado do longa de Nolan, está Assassinos da Lua das Flores. Quando Martin Scorsese revela um novo projeto, é quase impossível o filme não ser uma obra de arte. Por conta disso, não é de se espantar que ele esteja na briga com Oppenheimer para ver quem leva mais prêmios para casa.

'Assassinos da Lua das Flores' é filme de  Martin Scorsese, estrelado por 
Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone
'Assassinos da Lua das Flores' é filme de Martin Scorsese, estrelado por Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone | Foto: Reprodução

Quem chegou de fininho e se tornou um dos protagonistas da premiação foi o bizarro Pobres Criaturas. Baseado no livro de mesmo nome, a produção é uma espécie de sátira feminista da história de Frakenstein. Com uma direção espetacular de Yorgos Lanthimos, a obra é considerada uma das com mais chance de ganhar as categorias de Melhor Direção e Melhor Fotografia.

Emma Stone concorre ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação em 'Pobres Criaturas'
Emma Stone concorre ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação em 'Pobres Criaturas' | Foto: Divulgação

Pobres Criaturas também possui a brilhante performance de Emma Stone, que está concorrendo a categoria de Melhor Atriz. Além de Emma, quem também está com uma atuação de tirar o fôlego é Da'Vine Joy Randolph, por seu papel em Os Rejeitados. As duas são as principais apostas para levar suas respectivas categorias.

Já no time dos homens, a disputa parece estar um pouco mais acirrada. Embora Cillian Murphy seja o mais cotado para levar a estatueta de Melhor Ator, Paul Giamatti também vem ganhando muitos holofotes por seu trabalho em Os Rejeitados. Na categoria Melhor Ator Coadjuvante, a briga fica por conta de Homem de Ferro e Hulk. Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo se concretizaram como os mais prováveis de vencer a categoria.

Outras categorias que merecem sua atenção

Apesar da maior parte do público estar interessado em quem vencerá os principais prêmios da noite, o Oscar também possui outras categorias que merecem a devida atenção. Uma delas é a de Melhor Animação, que está sendo almejada por dois titãs. De um lado, temos a continuação de um sucesso e que se tornou um verdadeiro fenômeno, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Do outro, temos o retorno do lendário diretor Hayao Miyazaki trazendo o seu admirável O Menino e a Garça.

'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' foi uma das melhores animações do ano
'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' foi uma das melhores animações do ano | Foto: Divulgação

As produções estrangeiras vieram com força e ocuparam o papel de protagonista esse ano. Anatomia de uma Queda é um longa sobre um caso de tribunal e que está deixando todo mundo de queixo caído. A produção francesa inclusive conseguiu seu lugar dentre os candidatos a Melhor Filme, mesmo não sendo americano. Não só isso, como a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro também está com alguns nomes fortes. Um deles é o chocante A Sociedade da Neve, que conta a história de um acidente de avião real que chocou o Uruguai e o mundo.

Em 'Minus One', Godzilla toca o terror
Em 'Minus One', Godzilla toca o terror | Foto: Divulgação

Indo para o Japão, uma surpresa vinda da Terra do Sol Nascente é Godzilla Minus One. Extremamente elogiado pelo público e pela crítica, o filme da Lagartixa Atômica está concorrendo ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais. O longa vai precisar duelar com gigantes como Guardiões da Galáxia 3 e Missão: Impossível - Acerto de Contas, que também estão visando a premiação.

*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos

exclamção leia também