A tão aguardada cerimônia do Oscar, o prêmio mais almejado do cinema, vai rolar neste domingo (10). A premiação começa a partir das 20h e será realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em meio a especulações e palpites para quem levará uma estatueta, a principal aposta da noite é Oppenheimer, estrelado por Cillian Murphy.
Leia mais:
Retrô CineMassa: sucessos e fiascos marcam o ano nas telonas
Oscar 2024: pegue visão sobre onde assistir aos filmes indicados
Dirigido por Christopher Nolan, a cinebiografia conta a história do físico líder do Projeto Manhattan, que foi responsável pela criação da bomba atômica. Dentre as 23 categorias existentes no Oscar, o longa está concorrendo a 13, sendo considerado o favorito para levar os principais prêmios para casa. Dentre eles, está a disputada categoria de Melhor filme, em que Oppenheimer está brigando com nomes de peso.
Ao lado do longa de Nolan, está Assassinos da Lua das Flores. Quando Martin Scorsese revela um novo projeto, é quase impossível o filme não ser uma obra de arte. Por conta disso, não é de se espantar que ele esteja na briga com Oppenheimer para ver quem leva mais prêmios para casa.
Quem chegou de fininho e se tornou um dos protagonistas da premiação foi o bizarro Pobres Criaturas. Baseado no livro de mesmo nome, a produção é uma espécie de sátira feminista da história de Frakenstein. Com uma direção espetacular de Yorgos Lanthimos, a obra é considerada uma das com mais chance de ganhar as categorias de Melhor Direção e Melhor Fotografia.
Pobres Criaturas também possui a brilhante performance de Emma Stone, que está concorrendo a categoria de Melhor Atriz. Além de Emma, quem também está com uma atuação de tirar o fôlego é Da'Vine Joy Randolph, por seu papel em Os Rejeitados. As duas são as principais apostas para levar suas respectivas categorias.
Já no time dos homens, a disputa parece estar um pouco mais acirrada. Embora Cillian Murphy seja o mais cotado para levar a estatueta de Melhor Ator, Paul Giamatti também vem ganhando muitos holofotes por seu trabalho em Os Rejeitados. Na categoria Melhor Ator Coadjuvante, a briga fica por conta de Homem de Ferro e Hulk. Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo se concretizaram como os mais prováveis de vencer a categoria.
Outras categorias que merecem sua atenção
Apesar da maior parte do público estar interessado em quem vencerá os principais prêmios da noite, o Oscar também possui outras categorias que merecem a devida atenção. Uma delas é a de Melhor Animação, que está sendo almejada por dois titãs. De um lado, temos a continuação de um sucesso e que se tornou um verdadeiro fenômeno, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Do outro, temos o retorno do lendário diretor Hayao Miyazaki trazendo o seu admirável O Menino e a Garça.
As produções estrangeiras vieram com força e ocuparam o papel de protagonista esse ano. Anatomia de uma Queda é um longa sobre um caso de tribunal e que está deixando todo mundo de queixo caído. A produção francesa inclusive conseguiu seu lugar dentre os candidatos a Melhor Filme, mesmo não sendo americano. Não só isso, como a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro também está com alguns nomes fortes. Um deles é o chocante A Sociedade da Neve, que conta a história de um acidente de avião real que chocou o Uruguai e o mundo.
Indo para o Japão, uma surpresa vinda da Terra do Sol Nascente é Godzilla Minus One. Extremamente elogiado pelo público e pela crítica, o filme da Lagartixa Atômica está concorrendo ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais. O longa vai precisar duelar com gigantes como Guardiões da Galáxia 3 e Missão: Impossível - Acerto de Contas, que também estão visando a premiação.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos