O Menino e a Garça, mais recente filme do Studio Ghibli, veio de mansinho e está conquistando tudo. O longa fez história na noite de ontem (18) ao se tornar o primeiro anime vencedor do Bafta, a principal premiação britânica do cinema.
Dirigido por Hayao Miyazaki, O Menino e a Garça conta a história de Mahito, um garoto que precisa se estabelecer em uma nova cidade depois da morte de sua mãe. A vida no interior parecia pacata, até que o protagonista conhece uma estranha e falante garça.
Além do longa de Miyazaki, também estavam concorrendo a categoria de melhor animação foi Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets, Elementos e o favorito da noite, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.
Em janeiro deste ano aconteceu o Globo de Ouro, um dos mais prestigiados prêmios da sétima arte. Na ocasião, o anime também estava concorrendo com os Miranhas e mesmo assim levou o ouro para casa, se tornando a primeira animação japonesa a realizar o feito. Depois de colocar o Cabeça de Teia no bolso duas vezes, a obra do Studio Ghibli se tornou a favorita para o Oscar.
Toda essa campanha de vitórias vai ser colocada a prova no dia 10 de março, data em que ocorre o Oscar. Vale lembrar que o primeiro anime a ganhar a estatueta de Melhor Animação também foi do Studio Ghibli. A Viagem de Chihiro levou o prêmio em 2003.
O enredo segue Chihiro, uma garota que tem sua vida mudada depois de fazer uma viagem com seus pais.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos