27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Filme a rodo - 30/12/2023, 09:00 - Artur Soares*

Retrô CineMassa: sucessos e fiascos marcam o ano nas telonas

Relembre os melhores e piores momentos do cinema em 2023

O movimento "Barbenheimer" criou hype enorme para os lançamentos de 'Oppenheimer' e 'Barbie', que foram sucesso
O movimento "Barbenheimer" criou hype enorme para os lançamentos de 'Oppenheimer' e 'Barbie', que foram sucesso |  Foto: Universal Pictures e Divulgação

Em 2023, o cinema foi recheado de bons e maus momentos. Depois de enfrentar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 até o ano passado, a indústria cinematográfica resolveu voltar com tudo. Franquias retornando após anos, cinebiografias de artistas lendários e até mesmo o “Barbenheimer” foram apenas algumas das coisas que aconteceram. Hoje, vamos relembrar os melhores e piores momentos desse importante ano para o cinema.

Esse ano começou sofrendo uma enxurrada de filmes de terror. No meio de tantos títulos, tivemos o retorno de duas grandes franquias do gênero. A primeira delas é Pânico, que veio com seu sexto filme e provou mais uma vez que o Ghostface é sinônimo de sucesso. A segunda é Evil Dead, que estava desde 2013 sem um filme novo e retornou com o mesmo alto padrão de qualidade.

Sexto filme da franquia 'Pânico" agradou geral
Sexto filme da franquia 'Pânico" agradou geral | Foto: Divulgação

Em contrapartida, tivemos algumas sagas que já deveriam ter sido enterradas há muito tempo. Um exemplo disso é A Freira 2, nono filme do Invocaverso, um universo compartilhado que já deu o que tinha que dar. Por falar em universo compartilhado, a Marvel e a DC também foram repletas de produções duvidosas. Lançamentos como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Flash mostram que os filmes de super-heróis já estão mais que saturados.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' não brilhou e provou que filmes de super-heróis estão saturados
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' não brilhou e provou que filmes de super-heróis estão saturados | Foto: Divulgação

É claro que também existem exceções e as duas editoras tiveram seu momento de brilhar. Besouro Azul conquistou todo mundo de primeira e Guardiões da Galáxia 3 entregou um lindo encerramento para a equipe. A Marvel também acertou no mundo das animações, com o lançamento de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, uma continuação que fez a galera vibrar.

A continuação 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' agradou aos fãs do 'miranha'
A continuação 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' agradou aos fãs do 'miranha' | Foto: Divulgação

Porém, Aranhaverso fica pequeno diante do fenômeno Barbenheimer. Uma ideia que começou como um meme por conta de Oppenheimere Barbie estrearem no mesmo dia. Os dois filmes estavam hypados, o que fez com que a internet fosse tomada pela dúvida sobre qual assistir primeiro. Os cinemas lotaram com uma multidão de pessoas vestidas de rosa com a intenção de fazer uma dobradinha e assistir os dois no mesmo dia.

Oppenheimer era o grande favorito para o Oscar de Melhor Filme, até a chegada de Assassinos da Lua das Flores, filme do aclamado Martin Scorsese que é baseado em fatos reais.

Leonardo DiCaprio estrela 'Assassinos da Lua das Flores', o tão cotado filme de Martin Scorsese
Leonardo DiCaprio estrela 'Assassinos da Lua das Flores', o tão cotado filme de Martin Scorsese | Foto: Apple Studios / Divulgação

Quem também seguiu essa linha foi o cinema nacional, que entregou diversas cinebiografias. A mais recente delas foi Mamonas Assassinas: O Filme, que estreou na última quinta-feira e trouxe a alegria dos meninos de Guarulhos para as telonas.

*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos

exclamção leia também