28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Merecido? - 24/11/2025, 10:53 - Gabriel Freitas

Público decide quem é a maior baiana da história; conheça a ganhadora

Final foi disputada entre Gal Costa e Claudette Gregótica

A final foi disputada entre Claudette Gregótica e Gal Costa
A final foi disputada entre Claudette Gregótica e Gal Costa |  Foto: Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Divulgação

Na terra de muitos ídolos: da música, literatura, política e entretenimento, o povo não teve dúvidas e escolheu Claudette Gregótica como a ganhadora do prêmio “Maior Baiano de Todos os Tempos”. A votação foi encerrada neste domingo (23), pela rede social X, antigo Twitter.

Leia Também:

Depois de passarem por grandes nomes da história baiana, Claudette chegou à final sem o prestígio de ter clássicos da música, mas com o povo ao seu lado. Na grande decisão, a tuiteira mais amada do país conquistou 62% dos votos contra 38% de Gal Costa.

Caminho difícil

A batalha que iniciou no momento que foi selecionada para estar entre os 100 maiores baianos, continuou pelo mata-mata. A primeira disputa, na fase de 64 avos de final, foi contra o histórico militante político Carlos Marighella. Com autoridade, passou por cima.

Nas fases seguintes ainda teve que superar a guerreira Maria Felipa, que lutou bravamente pela independência do Brasil em território baiano; além de Jacaré do “É o Tchan”. Quando parecia dominar, os confrontos mais difíceis apareceram: Davi Brito, nas quartas, e Ivete Sangalo, na semi.

O influenciador multiprofissões vinha de vitórias sobre Santa Dulce dos Pobres e Milton Santos, mas não resistiu à genialidade de Claudette. Quando parecia o fim, a mente mais pensante do X foi capaz de triunfar sobre Ivete Sangalo com 68,1% dos votos.

Gal também chegou forte

Não precisa de muita introdução para a gigante Gal Costa. Dona de uma voz singular e de grandes hits da música brasileira, como “Baby”, “Vaca Profana” e “Azul”, chegou na decisão mais conhecida, mas não foi o suficiente.

Na trajetória, a soteropolitana superou Dorival Caymmi, Bobô, Maria Bethânia, Raul Seixas e Wagner Moura, sempre com uma votação expressiva e apelo do público. No entanto, foi derrotada com requintes de crueldade na final.

Povão aprovou

Apesar de que pode soar polêmico, os comentários na publicação de divulgação do resultado dizem o contrário. A aprovação foi quase unânime pelo povão, não dando dúvida de quem é a maior baiana de todos os tempos.

No post com mais de 100 mil visualizações —no momento da publicação desta matéria— uma conta ironizou um clássico de Gal e reescreveu, como provocação: “Meu nome é Claaaau”. Já outro fã não abriu margem para dúvidas e afirmou: “Só poderia ser ela”.

Poucas palavras

A honraria é grande, mas as palavras foram poucas. Mesmo com o status de ser a maior baiana da história, Claudette não demonstrou tanta emoção. Em um compartilhamento da publicação, a tuiteira não se estendeu e só afirmou estar “honrada”.

Votação popular

O prêmio idealizado pelo jornalista baiano Levy Teles teve total participação do povo. Em todas as fases, os ganhadores eram decididos através de uma votação feita pela rede social X, em que se tinha pouco mais de dois para realizar a votação.

Além disso, nos comentários e compartilhamentos, o povo dividia opiniões sobre quem merecia ter ganhado e o motivo. Algumas decisões, como a disputa entre Davi Brito e Santa Dulce, rendeu algumas polêmicas.

exclamção leia também