
O jornalista baiano Levy Teles criou uma lista um tanto curiosa, na última semana: a dos maiores baianos da história. O mais engraçado foi o fato de Davi Brito, campeão do BBB 24, aparecer à frente de Santa Dulce dos Pobres.
Leia Também:
No último sábado (3), Levy divulgou a primeira classificação dos baianos presentes. Na lista, que é votada pelo público na rede social X, haviam personalidades de diferentes áreas, incluindo intelectuais, artistas, atletas e líderes políticos. Quem abriu a classificação foi o forrozeiro Adelmário Coelho, em 100º.
Nas posições seguintes apareceram Bocão, Boca de 09, Luva de Pedreiro e Binha de São Caetano. O torcedor icônico do Bahia brotou à frente de personalidades históricos, como Vovô do Ilê e Mestre Bimba.
64 melhores
Dentre os 100 listados, 64 passaram à fase mata-mata, onde brotou Davi Brito. Para avançar às quartas de final, o influenciador disputa com Santa Dulce dos Pobres. Na votação, o ex-BBB está ganhando a disputa, com 52,5% dos votos.
Outra disputa curiosa é entre Tom Zé e Igor Kannário. Enquanto Tom tem a bagagem de ter sido um dos fundadores da Tropicália, grupo que revolucionou a música brasileira, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Torquato Neto, carreira de Kannário é marcada por polêmicas, mas, ainda assim, ele arrasta multidões de fãs por onde passa.
Baianos de diferenças áreas disputam entre si, como o educador Anísio Teixeira e o cantor Xanddy; Edson Gomes e Lázaro Ramos, além de Bell Marques e Jorge Amado.
Aqui o resultado do sorteio. Como deu muita gente, vou escrever aqui cada um dos confrontos:
— Levy Teles (@Levynho_) November 1, 2025
Anísio Teixeira x Carla Perez
Irmã Dulce x Davi Brito
Milton Santos x Baianinho de Mauá
Joana Angélica x João Ubaldo Ribeiro
J Eskine x Jacaré do É o Tchan
segue abaixo: pic.twitter.com/MfY8nGNbu2
