
O casamento inusitado entre o prefeito da cidade mexicana de San Pedro Huamelula e uma jacaré fêmea voltou a viralizar nas redes sociais nos últimos dias, mesmo tendo acontecido em 2022.
Leia Também:
A cerimônia, que mistura fé, tradição e folclore, é levada a sério pela população local e celebra um costume indígena com mais de dois séculos de história.
Vestida de noiva, com saia colorida, flores no cabelo e véu, a jacaré — batizada de Miguelana Estela del Mar Zavaleta Ramírez — foi conduzida até o altar pelo prefeito Victor Hugo Sosa. O ritual faz parte de uma tradição dos povos Chontal e Huave, que vivem no estado de Oaxaca, no sul do México.
O casamento simbólico representa a união entre as duas etnias, além de ser um pedido coletivo por fartura na pesca, nas plantações e pela harmonia entre as comunidades. A celebração dura três dias e conta com música típica, procissão pelas ruas da cidade e o ponto alto da cerimônia: o beijo do prefeito na noiva jacaré.
De acordo com uma lenda local, o ritual remonta à tentativa de união entre um rei Chontal e uma princesa Huave, que teria terminado em conflito. Desde então, o casamento com a “princesa caimã” é realizado anualmente como símbolo de paz e renovação.
Apesar do tom curioso, o evento é considerado sagrado pelos moradores e segue firme como patrimônio cultural da cidade. “Huamelula é tão rica em tradição que, como todos os anos, está novamente sob os olhos do mundo”, declarou o prefeito na ocasião.